Experimentos com SSDs começaram por volta de 1950 e em 1970 e 1980 estavam sendo usados em supercomputadores, mas somente essa tecnologia era bastante cara e tinha uma vida útil de uns 10 anos somente. Em casas de usuários finais SSDs começaram a ser usados em 1990.
SSD significa Disco de Estado Sólido(Solid-State Drive) e é a nova geração de dispositivos de armazenamento em computadores. Quando falamos de dispositivos de armazenamento queremos dizer todo dispositivo que tem a função de guardar(armazenar) dados, como HD, CD e pen drive dentre muitos. SSD é a mais nova invenção e que aumenta substancialmente a velocidade do Sistema.
Atualmente, instalar um SSD é a forma mais eficaz de upgrade do seu computador ou notebook. O aumento de desempenho será enorme.
Dentro de um SSD
Dentro de SSDs há chips de memórias simples chamada de “memória flash NAND”.
Dentro de um SSD não há nenhuma parte mecânica, que fica girando como nos cados dos HDs.
Dentro de um HD há partes em movimento constante. Um prato fica girando e um braço fica se movimentando entre setores fazendo leitura e gravação de informações.
Como nos SSDs não há esse prato e braço se movimentado e precisando ir até certo local para buscar ou escrever dados então a velocidade é muito maior.
Conclusão
É com deixar claro que até nesse ano de 2022 o usado de HDs ainda é muito maior de que de SSDs. Isso porque o preço do SSD é bem mais alto de que dos HDs. Por exemplo, um SSD de 120 GB custa em média R$ 180,00 e por pouco mais que isso conseguimos um HD de 1000 GB.
Um costume bastante comum é o uso das duas tecnologias: instalar o Sistema Operacional(Linux, Windows..) e um HD para guardar dados em massa, como vídeo, fotos e documentos.
Temos outros artigos relacionados:
Comment on “O Que é SSD em Informática?”