
SSD significa Solid State Drive, é um tipo de armazenamento de dados mais rápido e confiável do que os tradicionais discos rígidos (HDD). Sabe o que significa a palavra SSD em Informática?
Com certeza você já ouviu falar em HD(Hard Disc ou Disco Rígido), não é mesmo? Aquela pecinha do computador que guarda nossos arquivos. Saiba que ele está fadado ao desuso, ao esquecimento pela maioria dos usuários. Um novo hardware o está substituindo em uma velocidade grandiosa. Esse novo hardware é o SSD.
O SSD, comparado com o HD, pode ler dados 10 vezes mais rápido e escrever até 20 vezes mais. Isso falando hoje, do ano de 2023. Essa diferença tende a crescer, ainda mais com o advento do pci Express 4.0 no lugar do 3.0.
Veja imagens ao final 🙂
SSD vem de solid-state drive ou disco de estado sólido. É o nome dado a dispositivos de armazenamento que permite ler, gravar e armazenar dados permanentemente sem uma fonte de energia constante, isto é, mesmo que seja retirado ou desencaixado da placa mãe os dados permanecerão.
O impacto e vantagem do SSD foi tão grande que tiveram que inventar uma nova conexão para o SSD ser encaixado. Você pode está se perguntando: mas, por que o meu encaixa no mesmo lugar que o HD? Essa resposta é que, a conexão SATA serviu apenas como uma interface temporária para o SSD. Isso foi bom, visto que facilitou a troca de HD para SSD em muitos computadores. Mas usar um SSD a sua nova conexão NVMe libera poder em leitura e gravação que a velha Interface SATA não é capaz de liberar.
Pegando como exemplo um arquivo grande:
- Um HD típico, comum, transfere a uma velocidade de 15 a 13 Mega bytes por segundo.
- um SSD conectado na antiga interface SATA já melhora muito; transfere a 500 MB/s.
- Um SSD usando interface NVMe transfere chegando até 3,500 MB. Isso mesmo: três mil e quinhentos MB/s. Convertendo em Giga Bytes fica em 3.5 GB/s.
Os SSDs são mais caros que os discos rígidos. Como os discos rígidos usam tecnologia mais antiga e estabelecida, eles provavelmente permanecerão mais baratos no futuro previsível. Embora a diferença de preço por gig esteja diminuindo entre discos rígidos e SSDs de baixo custo, esses dólares extras para o SSD podem aumentar o preço do sistema acima do orçamento.
SSD M.2 SATA e NVMe

NA imagem acima, o da esquerda .e M.2 SATA eo da direita é NVMe.
Podemos ainda falar sobre SSD M.2
Há dois tipos de SSDs M.2, um com base em NVMe e outro em SATA. Eles diferem em tecnologia de armazenamento e dependendo de suas necessidades e orçamento, cada um deles tem seus prós e contras.
Segundo o site da kingston:
A principal diferença entre um SSD M. 2 NVMe e SATA está na tecnologia de interface e níveis de desempenho. Um SSD M. 2 SATA ainda usa a tecnologia de interface com base em SATA que não melhora sua velocidade e desempenho a menos que seja um SSD M.2
Quando falamos sobre M.2 em relação à tecnologia de armazenamento, normalmente falamos sobre um SSD em relação ao seu formato. M.2 se refere a um formato SSD que se parece com um chiclete. Seu tamanho pequeno e fino é ideal para computadores que são leves e portáteis como laptops, notebooks, NUCs e ultrabooks. Eles ocupam menos espaço do que SSDs de 2,5 pol ou discos rígidos e podem chegar a até 2 TB de capacidade.
Imagens de HD e SSD
Abaixo está um HD comum

Agora um SSD que usa conexão SATA

Agora um SSD com interface NVMe

SSD M.2

Bom, agora você já sabe o que significa a palavra SSD em Informática. Aproveite para curtir essa página nas redes sociais e compartilhar seu conteúdo!
Veja também:
- O Que é SSD em Informática?
- Hardware: O que é TRIM em SSD?
- Como Verificar se o TRIM Está Ativado no SSD do seu Windows? E se não Estiver como Habilitá-lo?
- Hardware: O que são Páginas e Blocos em um SSD?
- O que é Slack Space(espaço desocupado) nos Dispositivos de Armazenamento(HDs, SSDs…)?
- Posso Danificar meu SSD se Executar CHKDSK?
- SSD Tem Setores Defeituosos(BadBlocks)?