Aqui, resumidamente, vamos ver a diferença entre Malware, Vírus, Spyware, Adware dentre outros termos.
Malware
Malware é um termo que engloba todos os outros, isto é, vírus, worm, spyware, Adware são todos malwares. Isso mesmo, todos eles são malwares.
Vírus
esse malware é o mais comum de todos. Vírus é um malware que se espalha infectando outros arquivos ou corrompendo computadores. Ele pode fazer um grande estrado em seu dispositivo, desde apagar todos os dados como sequestrar(hijack) seus dados.
Outros sites usam a seguinte definição para vírus:
programa ou parte de um programa que se propaga se copiando para outros arquivos e computadores.
Surgiram com arquivos infectados em disquetes, e com o tempo e a mudança das mídias e dos hábitos, surgiram vírus que se propagavam como anexos de e-mail ou como arquivos ocultos em pen-drives. Sua principal característica é a replicação e a passividade, ou seja, um programa ou código deve obrigatoriamente ser executado pelo usuário ou pelo sistema para que ele possa atuar. Atualmente, vários sistemas operacionais têm defesas nativas contra os vírus mais simples, embora o maior risco continue sendo a execução proposital pelos usuários
cert.br
Worm
Worm ou verme é semelhante a um vírus, mas pode ser mais sofisticado. Ao contrário de um vírus, um worm não precisa de ação humana para se propagar uma vez dentro de uma rede. Um worm pode lançar outras ameaças, como ransomware, rootkits e spyware.
uma vez instalados podem se replicar e se copiar automaticamente, através das redes onde o computador infectado está conectado. Seu processo de autocópia e replicação acaba por consumir muitos recursos do computador e da rede, tornando-o detectáveis a partir dessas atividades. O avanço da tecnologia e o
desenvolvimento de processadores mais potentes permitiu que os sistemas consigam detectar facilmente programas que se autorreplicam e/ou que consomem muitos recursos, limitando bastante a disseminação desses malwares.
Trojan ou Cavalo de Tróia
Um cavalo de Tróia é um programa de computador malicioso que finge ser algo que não é com o propósito de distribuir malware, roubar dados ou abrir um backdoor em seu sistema. Muito parecido com o cavalo de Tróia da literatura grega antiga, os cavalos de Tróia de computador sempre trazem uma surpresa desagradável.
Os cavalos de Tróia são um instrumento incrivelmente versátil dentro do kit de ferramentas do cibercriminoso. Eles vêm sob muitos disfarces, como um anexo de e-mail ou download de arquivo, e oferecem inúmeras ameaças de malware.
Para agravar o problema, os cavalos de Tróia às vezes exibem uma capacidade semelhante a um worm de se replicar e se espalhar para outros sistemas sem nenhum comando adicional dos cibercriminosos que os criaram.
Spyware
Esse malware rouba suas informações e as passa para terceiros.
serve para monitorar, coletar e enviar informações de um sistema para terceiros. Pode ser utilizado tanto de forma legítima, como quando é instalado em um computador pessoal ou corporativo pelo proprietário para verificar se o equipamento está sendo utilizado de forma não autorizada ou mesmo abusiva. No caso de empresas, deve ser autorizado pelo funcionário que deve ter ciência do monitoramento.
Já se usados de modo malicioso, pode comprometer a privacidade do usuário, capturando informações pessoais de acesso, tal como nome de usuário e senhas, ou informações de valor, como dados de cartão de crédito e pessoais. Subdividem-se em keyloggers e screenloggers, que respectivamente capturam informações digitadas no teclado ou imagens da tela; e adware, que capturam informações de navegação e acesso web.
Adware
Esse malware exibe janelas ou pop-ups quando você está online.
Bot ou Botnet
o nome vem de robot (robô), programas que podem ser controlados remotamente por quem os desenvolveu. Em geral, malwares do tipo bot infectam os computadores para usar seus recursos em atividades ilegais ou camufladas, como ataques coordenados a outros computadores ou mineração de criptomoedas. Uma botnet é uma rede de computadores zumbi, ou seja, computadores infectados
por bots.
Backdoors
programas que criam ou aumentam as vulnerabilidades de um equipamento, abrindo brechas para a instalação de outros programas (como os bots ou rootkits) ou permitindo ataques. Existem casos de softwares que ao serem instalados podem atuar criando brechas ou copiando/danificando arquivos, propositalmente em alguns casos ou por falhas de configuração ou no desenvolvimento.
Rootkits
programas que criam ou aumentam as vulnerabilidades de um equipamento, abrindo brechas para a instalação de outros programas (como os bots ou rootkits) ou permitindo ataques. Existem casos de softwares que ao serem instalados podem atuar criando brechas ou copiando/danificando arquivos, propositalmente em alguns casos ou por falhas de configuração ou no desenvolvimento.
Ramsonware
popularizou-se graças ao ataque do malware conhecido como WannaCry. Funciona através de um sistema de “sequestro” de informações, encriptando dados de uma partição ou de um disco de um computador ou servidor. Existe um tempo para que o resgate seja pago pelos atacantes, normalmente um valor alto em criptomoedas, caso contrário os dados são permanentemente destruídos.
Conclusão
Há outros tipos de ameaças. Poderíamos citar aqui os que sequestram o navegador(Browser hijacking software) que pode mudar as configurações do seu navegador, trocar a página home, exibir propagandas e pop-ups.
Alguns sintomas que podem sinalizar que seu computador está infectado são:
- Travamento e fechamento do navegador
- Lentidão no computador
- Propagandas
Logicamente que seu sistema pode estar lento e isso não ser por conta de malwares. Pode ser que seu sistema esteja passando por atualização em background enquanto você usa. Travamentos pode ocorrer por conta do próprio programa estar corrompido.
Comments on “Diferença entre Malware, Vírus, Spyware, Adware…”