Sim, seu telefone está escutando você. Até certo ponto e principalmente por meio de aplicativos de assistente virtual.
A pergunta não deve ser apenas “meu telefone está me ouvindo?” Em vez disso, você também deve se perguntar: “Quanto meu telefone me escuta?” e “O que ele faz com as conversas que coleta?”
Nossos telefones nos escutam para nos ajudar virtualmente; ou pelo menos essa deveria ser o principal objetivo. Essa escuta é feita por meio de aplicativos de assistente de voz, como Siri e “Ok Google”, mas também por meio de anúncios personalizados que acompanham conversas feitas. Veja, não é coincidência que às vezes você receba anúncios diretamente relacionados a uma conversa telefônica que acabou de ter. Ou até mesmo de conversas com amigos que estão ao seu lado.
Primeiro veio a Siri em 2011, depois veio o Google Assistant e, em seguida, Alexa e Cortana. Cada um com a intenção de ouvir demandas dos usuários e ajudá-los, seja fazendo chamadas telefônicas, enviando textos ou adicionando itens a uma lista de tarefas.
Por quê meu Celular fica me ouvido?
- para atender demandas verbais
- para ver seus dados
- para publicar anúncios
Essas são algumas das razões.
Toda vez que você falar “Ok Google” ou Siri, saiba que é como abrir uma janela do navegador. E seus dados podem ser coletados, muitas vezes para fins de publicidade ou marketing.
Essa Escuta é Legalizada?
Sim. Isso ocorre porque geralmente permitimos que telefones nos escutem quando aceitamos os termos e condições nas instalações ou atualizações de software ou downloads de aplicativos. Essas condições geralmente permitem que nossos dados sejam coletados para que possamos aproveitar todas as “maravilhas” e conveniências dos programas e serviços assistidos por voz.
Mas é bom reforçar que existem aplicativos que fazem rastreio e te escutam sem seu consentimento e de maneira ilegal. São os malwares. Veja: Diferença entre Malware, Vírus, Spyware, Adware…
Fora os malwares e vírus da vida, muitos programas fazem escuta sem seu consentimento. Há muitos malvados mundo a fora.
Como impedir que meu telefone me escute?
Uma abordagem mais segura é revisar as permissões de microfone concedidas em aplicativos e também desativar os assistentes virtuais.
Resumindo, desligue o microfone para impedir que ele ouça você.
Vamos a passo a passo
Iphone
- Navegue até Configurações > Siri e Pesquisa
- Desative os seguintes itens:
- “Ouça ‘Hey Siri'”
- “Pressione o botão lateral para Siri”
- “Permitir Siri quando bloqueado”
- “Allow Siri When Locked” ou “permitir siri quando bloqueado.
- Por fim, quando uma janela pop-up aparecer, toque em “Turn Off Siri” ou Desligar Siri
Android
Para desativar “Ok Google” ou parar “OK Google”, siga estas etapas:
- Navegue até Configurações
- Clique em Google > Serviços de conta > Pesquisa, assistente e voz > Voz
- Selecione Voice Match e, finalmente, desative “Ok Google”
Desativar o acesso ao microfone em aplicativos
Além de desativar aplicativos de assistente virtual como Siri e “Ok Google”, você também pode impedir que outros aplicativos, como plataformas de mídia social, acessem seu microfone.
iOS
Para desativar o acesso ao microfone em dispositivos iOS, navegue até Configurações > [o aplicativo desejado] > Configurações e desative o Microfone.
Android
Para desativar o acesso ao microfone em dispositivos Android, vá até Configurações > Aplicativos > Gerenciador de aplicativos > [aplicativo desejado] > Permissões e selecione “Desligar o microfone”.
Comment on “Segurança: Meu Telefone Está me Ouvindo? Sim, Saiba como Pará-lo”