Firewall significa parede de fogo e levando em conta uma rede de computadores o firewall fica na frente de todos, protegendo, filtrando os pacotes chegam e os que saem.
Em sua casa o firewall estará instalado no roteador de internet. O roteador disponibiliza internet com fio e sem fio(wireless) em ao mesmo tempo trabalha como firewall.
Na imagem abaixo temos:
- LAN: é a rede interna da sua casa. Todos os dispositivos conectados ao seu roteador.
- firewall: como dito, na sua casa, o aparelho que funciona como roteador também tem a função de firewall.
- WAN: São os computadores de externos, os computadores ou dispositivos conectados à uma rede que estão depois do firewall. Qualquer dispositivo que não esteja conectado dentro da sua rede lan é considerado como estando na wan, seja o pc do seu vizinho ou um que está na europa.
Firewall basicamente decide o que entra e o que sai da sua rede.
Se encontra algum pacote que não está dentro da lista de permitidos esse pacote é bloqueado ou “dropped“.
Quando Surgiu o Firewall?
Em 1988, um worm se espalhou rapidamente pela internet, provocando um efeito nunca visto anteriormente em todas as redes que infectou. A partir disso, começaram as pesquisas para o desenvolvimento de sistemas de segurança, que impedissem que um ataque a uma falha assim se alastrasse rapidamente.
Worm ou verme é semelhante a um vírus, mas pode ser mais sofisticado. Ao contrário de um vírus, um worm não precisa de ação humana para se propagar uma vez dentro de uma rede. Um worm pode lançar outras ameaças, como ransomware, rootkits e spyware.
categoriaoutros
O primeiro conceito surge na empresa AT&T e marca o surgimento da primeira geração desses equipamentos.
A sua função é funcionar como ponto único de contato de uma rede com a internet, controlando o fluxo de pacotes que entram e saem da rede, O seja, separando a rede local(LAN) da rede externa, ou internet (WAN). o firewall atua isolando a rede interna de ataques ou ameaças externas.
Tipos de Firewall
Desse modo, um firewall é uma definição de um conceito de segurança, não exatamente um equipamento ou um tipo de software. Existem os firewalls baseados em hardware, software, os pessoais e de uso corporativo, como os roteadores de borda.
Firewalls pessoais: instalados no computador do usuário, eles controlam os pacotes de dados enviados pelas aplicações. Atualmente, a maior parte dos sistemas operacionais possui algum sistema de firewall. Nesse sentido, a sua atuação pode limitar quais aplicações podem ser autorizadas a enviar pacotes para as redes locais ou para internet, bem como podem limitar ou informar o usuário quando há uma tentativa de conexão externa.
Firewalls corporativos: instalados para controlar e proteger toda uma rede, normalmente, eles atuam como uma primeira camada de filtragem. Assim, eles podem funcionar apenas nas camadas mais baixas da rede, o que limita seu papel apenas a filtragem de endereços IP(camada de rede) e portas NAT(Network Translation Address, da camada de transporte), tanto de origem quanto de destino. Alguns são mais abrangentes e inspecionam aplicações, analisando protocolos de camadas mais altas, como o DNS ou HTTP.
Firewall baseado em software: embora essa descrição não seja precisa, pois em tese todos os sistemas são baseados em um tipo de software, usamos esse termo para nos referirmos aos firewalls que atuam como aplicação, seja instalada no computador, como o Firewall do Windows, ou no servidor, como os sistemas do tipo IPTABLES.
Firewall baseado em hardware: são equipamentos físicos com o uso dedicado para essa função, normalmente, eles são mais resilientes e mais seguros do que as aplicações, no entanto, eles possuem um custo de implantação e manutenção maior. Alguns equipamentos domésticos híbridos, como roteadores e modems de internet, possuem algumas funções de firewall, que podem ser configuradas para atender algumas necessidades em um ambiente de pequeno negócio.
Comment on “Termos: O que É Firewall em Informática?”