Raid de discos, ou Redundant Array of Independent Disks, é uma tecnologia que combina vários discos rígidos para melhorar desempenho, confiabilidade ou ambas. Existem diferentes tipos de RAID, como RAID 0 (striping), RAID 1 (espelhamento), RAID 5 (striping com paridade) e outros, cada um com suas próprias características e benefícios. Sua importância reside em fornecer redundância de dados, aumentar a capacidade de armazenamento e melhorar a velocidade de acesso aos dados. Ao final do artigo coloquei alguns links que podem ser úteis.
Aqui iremos falar sobre Raid de Hardware e raid Fake ou falso; o primeiro utiliza um controlador físico para gerenciar os discos rígidos enquanto o último é uma implementação de software que usa o processador do computador para gerenciar a tecnologia RAID. Mas ambos têm suas vantagens e desvantagens e devem ser escolhidos com base nas necessidades específicas do usuário.
Mas, uma coisa em comum entre os tipos de raid abaixo é que ambos usam uma pilha de discos, HDs, trabalhando juntos para fornecer resultados valiosos.
Hardware RAID
Em hardware raid, ou raid de hardware, o array é gerenciado diretamente por uma placa de hardware dedicada instalada no PC ao qual os discos são conectados diretamente. O programa do RAID é executado em um processador integrado independentemente do processador host(CPU). Embora esta solução seja independente de qualquer sistema operacional, este último requer um driver para funcionar corretamente com o controlador RAID de hardware. O array RAID pode ser configurado por meio de uma interface rom opcional ou, dependendo do fabricante, com um aplicativo dedicado quando o sistema operacional estiver instalado. A configuração é transparente para o kernel do Sistema Operacional: ele não vê os discos separadamente.
FakeRAID
Esse tipo de RAID é chamado corretamente de BIOS ou RAID integrado, mas, às vezes, é falsamente anunciado como RAID de hardware. O array é gerenciado por controladores pseudo-RAID( ou falsos raids) onde o programa do RAID é implementada na placa mãe, mas não são controladores RAID de hardware completo com todos os recursos RAID implementados. Portanto, esse tipo de RAID às vezes é chamado de FakeRAID. Aqui estão alguns exemplos de controladores FakeRAID: Intel Rapid Storage, JMicron JMB36x RAID ROM, AMD RAID, ASMedia 106x e NVIDIA MediaShield.
Que tipo de RAID eu tenho?
Como o RAID de software é implementado pelo usuário, o tipo de RAID é facilmente conhecido pelo usuário.
No entanto, diferenciar entre o FakeRAID e um verdadeiro RAID de hardware pode ser mais difícil. Conforme declarado, os fabricantes geralmente distinguem incorretamente esses dois tipos de RAID e a publicidade enganosa é sempre possível. A melhor solução neste caso é executar o comando lspci no Linux ou ver as informações de hardware do sistema no Windows e examinar a saída para localizar o controlador RAID. Em seguida, faça uma pesquisa para ver quais informações podem ser localizadas sobre o controlador RAID. Os controladores RAID de hardware aparecem nesta lista, mas as implementações FakeRAID não. Além disso, os verdadeiros controladores RAID de hardware costumam ser bastante caros; portanto, se alguém personalizou o sistema, é muito provável que a escolha de uma configuração RAID de hardware tenha causado uma mudança muito perceptível no preço do computador.
Vantagem e Desvantagem de Raid de Hardware
Vamos ver as vantagens e desvantagens em usar uma placa dedicada a controlar a matriz dos discos.
- Melhor desempenho: O RAID de hardware pode oferecer melhor desempenho do que o RAID de software porque o controlador de RAID pode gerenciar diretamente os discos rígidos, sem a intervenção do sistema operacional. Bom, isso não é muito verdade atualmente onde possuímos placas mães e processadores parrudos.
- Maior confiabilidade: O RAID de hardware pode oferecer maior confiabilidade do que o RAID de software porque o controlador de RAID pode proteger os dados contra falhas de disco.
- Maior segurança: O RAID de hardware pode oferecer maior segurança do que o RAID de software porque o controlador de RAID pode criptografar os dados, tornando-os mais difíceis de serem acessados por invasores.
Acima, sempre usei “pode” pois a vantagem depende do modelo da placa controladora que o usuário usa.
Vamos ver algumas desvantagens em usar esse tipo de placa controladora de discos offboard e dedicada. Novamente iremos usar muito a palavra “pode”.
- Custo: O RAID de hardware é geralmente mais caro do que o RAID de software porque requer o uso de um controlador de RAID dedicado.
- Complexidade: O RAID de hardware pode ser mais complexo do que o RAID de software porque o controlador de RAID deve gerenciar os dados em vários discos rígidos.
- Limitações de desempenho: O RAID de hardware pode ter algumas limitações de desempenho porque os discos rígidos precisam ser sincronizados entre si, o que pode levar a um certo atraso.
Vantagem e Desvantagem de Raid Fake
O que iremos dizer aqui já está escrito acima, quando falamos sobre vantagens e desvantagens em usar placa controladora dedica. Mas, vamos incrementar:
Vantagens:
- Mais barato do que o Raid Real
- Mais fácil de configurar e gerenciar
- Não requer hardware especializado
Desvantagens:
- Não tão eficiente quanto o Raid Real
- Não tão confiável quanto o Raid Real
- Mais suscetível a erros de software
Veja:
- Vendo Informações do Sistema pelo CMD ou PowerShell
- Calcule Online Capacidade do RAID que Planeja Criar
- Windows: Redundância de Discos no Windows Usando “Espaços de Armazenamento”
- Windows: Redundância de Discos Usando o “Gerenciador de Discos”
- O que É AHCI e NVMe em Informática?
- DRBD: Introdução ao DRBD(Sistema de armazenamento replicado distribuído) – Artigo 001
- Tipos de Raids em Discos: Linear, RAID 0, RAID 1, RAID 5, RAID 4, RAID 5, RAID 6 e RAID 10
Comment on “Termos: Diferença entre Hardware RAID e FakeRAID”