14/04/2021

O que É AHCI e NVMe em Informática?

Por Categoria: Outros

Resumo:

  • IDE: é bem obsoleto, antiquado.
  • SATA: Abreviação para Serial ATA. SATA é uma interface ainda muito presente e atuante atualmente(ano de 2021). A interface SATA passou por melhorias desde a sua invenção. Uma melhoria significante foi a adição da interface AHCI à interface SATA. Com o AHCI interfaces SATA passaram a aceita alguns funções como Hot Swap e NCQ.
  • AHCI: Trabalha com discos SATA; AHCI está presente ainda na maioria das placas mães, porém está ficando obsoleto após a aparição dos SSDs com sua interface NVMe.
  • RAID: é mais voltado para servidor. Combina diversos discos de forma a trabalharem em conjunto ou para obter redundância. RAID usa a interface SATA para tirar proveito de algumas funcionalidades.
  • NVMe: Com o advento dos SSDs uma nova interface/protocolo se fez necessário e assim veio o NVMe.

É bom reforçar que os itens acima(IDE, SATA, AHCI, RAID e NVMe) não são conectores, não são encaixes na placa mãe! Todos eles são especificações que ditam como os dispositivos irão enviar e receber dados.

AHCI

Interface Controladora de Host Avançada(Advanced Host Controller Interface) é uma interface de proramação que adiciona novas funcionalidades à interface SATA. AHCI define novos modos de como a interface SATA deve operar. Exemplos de novas funcionalidades são:

  • NCQ: ou Enfileiramento de Comandos Nativos(Native Command Queuing) é uma função que modifica a forma como, dentro do hd, o braço se move sobre o prato para buscar informações . O NCQ melhora muito a performance do computador pois otimiza o modo como a controladora busca dados no disco. SSD também suporta a função NCQ mas não faz muito sentido já que discos SSDs não possui partes mecânicas(braços) que se movimentam.
  • Hot Plug: Também chamado de Hot Swap(troca quente) é possibilidade de trocar disco sem precisar desligar o computador. É mais comum em servidores.

Alguns Hardwares podem suportar a interface SATA mas sem AHCI.

Se você ver as opções AHCI e IDE Legacy nas configurações da BIOS do seu computador deverá escolher AHCI. IDE é uma interface já antiga. Poderá também escolher a opção RAID se deseja trabalhar com vários discos combinados(RAID 0, RAID 1, RAID 10…). Se deseja saber mais sobre RAID veja esse post: O que é RAID?

Praticamente todas as placas mães fabricadas depois de 2011 têm suporte para AHCI.

Se o seu computador não está reconhecendo o disco(HD) talvez seja porque não haja suporte para AHCI, tente alterar para SATA ou IDE. IDE é algo bem antigo e duvido que seja a solução. Não é recomendado usar IDE.

NVMe

NVMe se traduz em Non-Volatile Memory Express ou Memória Express não Volátil.

A letra “e” ao final de NVM que, logicamente, dizer “Express” justamente porque discos SSDs que usam a interface NVMe se conectam no slot PCI Express.

Há também encaixe(slot) conhecido como M.2 onde conectamos SSDs com essa conexão/encaixe. Lembrando que slot do tio M.2 está na placa mãe mas pode tanto estar ligado, por meio das trilhas, ao PCIe ou slots da interface SATA.

Esse novo protocolo veio pela necessidade de se trabalhar com SSDs. Logo assim que discos SSDs foram criados eles usavam interface SATA. Como sabemos, Hds com inerface SATA possuem partes mecânicas dentro que se movimentam. Por exemplos, HDs SATA possuam pratos dentro de si que giram 5, 7 ou até 15 mil vezes por minuto. SSDs não possuem partes móveis internamente e assim a interface SATA já não é o bastante e mais adequado.

Veja esse nosso outro post para mais detalhes: O que é Interface de Disco: IDE, SCSI, SATA, SAS, NVMe?

Fonbtes: dell, EVGA