O site da Seagate nos oferece uma calculadora online para calcularmos o tamanho final do nosso array. O site nos mostra a capacidade final, a proteção e espaço não usado caso usemos discos com tamanhos diferentes, por exemplo.
Link: Calculadora de Capacidade de RAID
Resumo sobre cada tipo de raid:
JBOD
A solução combina pelo menos dois discos para criar um pool de armazenamento. Pools de armazenamento JBOD não oferecem redundância de dados. A capacidade disponível de um pool de armazenamento JBOD equivale ao total de capacidade de todos os discos incluídos no pool de armazenamento. O JBOD oferece suporte à combinação de discos de diferentes tamanho.
RAID 0
RAID 0 combina dois ou mais discos para aumentar o desempenho e a capacidade, mas não oferece tolerância a falha. Uma falha de disco único resultará na perda de todos os dados no array. O RAID 0 é útil para sistemas que não forem de atividades cruciais nos quais o equilíbrio entre alto preço e desempenho seja necessário.
RAID 1
O RAID 1 costuma ser implementado com dois discos. Os dados nos discos são espelhados, proporcionando tolerância a falha em caso de falha de disco. O desempenho de leitura aumenta, enquanto o desempenho de gravação será semelhante ao de um disco único. Uma falha de disco único pode ser sustentada sem perda de dados. Geralmente, RAID 1 é usado quando a tolerância a falha é importante e o espaço e desempenho não são requisitos essenciais.
RAID 5
RAID 5 fornece tolerância a falha e maior desempenho de leitura. Pelo menos três discos são necessários. O RAID 5 pode sustentar a perda de um disco único. Em caso de falha de disco, os dados do disco que apresentou falha serão reconstruídos a partir da paridade intercalada (striped) entre os discos restantes. Como resultado, o desempenho de leitura e de gravação é severamente afetado quando o array RAID 5 está em um estado degradado. RAID 5 é ideal quando espaço e custo são mais importantes do que desempenho.
RAID 6
O RAID 6 é semelhante ao RAID 5, exceto que fornece outra camada de intercalação (striping) e pode sustentar falha em dois discos. É necessário haver pelo menos quatro discos. O desempenho do RAID 6 é inferior ao do RAID 5 devido a essa tolerância adicional a falha. O RAID 6 é atraente quando espaço e custo são importantes e é necessário sustentar falha de vários discos.
RAID 10
O RAID 10 combina os benefícios do RAID 1 e RAID 0. O desempenho de leitura e gravação é elevado, mas apenas metade do espaço total fica disponível para armazenamento de dados. Quatro ou mais discos são necessários, tornando o custo relativamente alto, mas o desempenho é maior e, ao mesmo tempo, fornece tolerância a falha. Na realidade, o RAID 10 pode sustentar falha de vários discos, contanto que as falhas não estejam dentro do mesmo subgrupo. O RAID 10 é ideal para aplicações com uma demanda alta de entrada/saída, como servidores de banco de dados.
RAID 50
O RAID 50, também conhecido como RAID 5+0, mescla paridade distribuída (RAID 5) com intercalação (striping) (RAID 0) e requer seis discos, no mínimo. Os benefícios desse nível de RAID são melhor desempenho de gravação, maior proteção de dados e recriações mais rápidas do que RAID 5. O desempenho não degrada tanto quanto em um array RAID 5, porque uma falha de disco único afeta somente um array. Falhas de até quatro discos podem ser superadas, se cada disco com falha ocorrer em um array RAID 5 diferente.
RAID 60
O RAID 60 (ou RAID 6+0) é um híbrido que oferece a paridade dupla distribuída do RAID 6 com a intercalação (striping) direta no nível do bloco do RAID 0. Como um array RAID 0 intercalado entre elementos de RAID 6, o RAID 60 requer pelo menos oito discos. O RAID 60 (6+0) é um conjunto de discos de vários níveis, composto por conjuntos de RAID 6 agregados em um nível mais alto em um array RAID 0. Um conjunto de RAID oferece redundância e pode tolerar a perda de até dois discos em cada conjunto de paridade. Os arrays RAID 60 são mais confiáveis do que os arrays RAID 50 graças ao disco de paridade extra no RAID 60. No entanto, quando mais de dois discos em um único conjunto de paridade são perdidos, o conjunto de RAID 0 é quebrado e é necessário realizar a recuperação dos dados.
seagate
- Vendo Informações do Sistema pelo CMD ou PowerShell
- Calcule Online Capacidade do RAID que Planeja Criar
- Windows: Redundância de Discos no Windows Usando “Espaços de Armazenamento”
- Windows: Redundância de Discos Usando o “Gerenciador de Discos”
- O que É AHCI e NVMe em Informática?
- DRBD: Introdução ao DRBD(Sistema de armazenamento replicado distribuído) – Artigo 001
- Tipos de Raids em Discos: Linear, RAID 0, RAID 1, RAID 5, RAID 4, RAID 5, RAID 6 e RAID 10
Comments on “Calcule Online Capacidade do RAID que Planeja Criar”