O padrão POSIX (Portable Operating System Interface for Unix), é do mundo Unix. Já as ACLs são do mundo Windows.
Aqui está a diferença básica entre os dois: para qualquer pasta ou arquivo compartilhado entre usuários do mesmo pc ou via rede, as permissões POSIX permitem que você defina permissões apenas para o proprietário, um grupo e outros. Já as ACLs oferecem a opção adicional de definir permissões para vários indivíduos e vários grupos para um item compartilhado. As ACLs também têm mais tipos de permissões.
Vamos entender um pouco mais.
O Padrão POSIX
É bom salientar que estamos falando aqui do padrão POSIX e isso engloba tudo aquilo que faça parte desse padrão, não somente permissões. Começamos abaixo falando sobre o que é esse padrão(standard).
POSIX(Portable Operating System Interface) ou interface de sistema operacional portátil, é um conjunto de padrões a serem seguidos por desenvolvedores de Sistemas Operacionais derivados do UNIX.
Podemos ver que POSIX é um padrão onde as desenvolvedoras de distros derivadas do UNIX devem seguir para deixar elas uniformes entre si.
Temos artigos falando sobre isso:
- O que é POSIX (Portable Operating System Interface)?
- O que Significa POSIX ACL(Acess Control Lists)?
- Usando e Entendendo Permissões ACL POSIX
- Como Saber se o Kernel Tem Suporte a ACL POSIX?
- Aprenda ACL(Listas de Controle de Acesso)
Permissões Regulares do Linux
Essas permissões regulares também fazem parte do padrão POSIX. As permissões POSIX(básicas) são mais fáceis de usar e podem ser tudo o que um usuário comum precisa.
As permissões regulares do Linux trabalham apenas com permissões rwx simplificadas. Veja o trecho abaixo:
Ao deixar de usar ACL e usarmos permissões regulares acabaremos limitados a diversas situações, pois com permissões regulares, cada arquivo e diretório pode ter apenas um usuário e grupo por vez. Esse tipo de situação é o que as listas de controle de acesso(ACLs) do Linux resolve. As ACLs nos permitem aplicar um conjunto mais específico de permissões a um arquivo ou diretório sem necessariamente alterar a propriedade e as permissões básicas. Eles nos permitem “adicionar” o acesso para outros usuários ou grupos.
categoriaoutros
ACL POSIX
Aqui temos as ACL seguindo o padrão POSIX. Muitos usuários chamam apenas de ACL quando se referem ao mundo Linux. Dificilmente ouvi alguém chamar de ACL POSIX.
ACL são permissões mais detalhadas e por isso muitos usam o termo permissões granulares. Granular vem de grão.
As ACLs têm mais tipos de permissões se comparadas às permissões regulares. As ACLs fornecem um grau mais preciso de controle sobre o acesso a arquivos e pastas, mas podem rapidamente se tornar complicadas de gerenciar. As ACLs podem ser úteis se você tiver vários departamentos em uma organização que precisam de diferentes níveis de acesso para a mesma pasta compartilhada.
Fontes: oreilly