POSIX(Portable Operating System Interface) ou interface de sistema operacional portátil, é um conjunto de interfaces de sistema operacional padrão baseado no sistema operacional Unix que surgiu da necessidade de tornar os aplicativos mais compatíveis(portabilidade) entre diversos sistemas.
Por exemplo, como sendo um padrão a ser seguido, POSIX define que um um Sistema Operacional tenha um interpretador de comandos(shell) e programas utilitários comuns.
Os programas, dos sistemas operacionais construídos que seguem o padrão POSIX, podem ser usados ou transferidos para outros sistemas. É bom mencionar que esses programas são transferíveis em nível de código fonte, isto é, podemos usar(build) o código fonte(source code) de um Sistema Operacional em outro Sistema Operacional; como exemplo, programas do Linux podem ser construídos no FreeBSD. Estamos falando em compatibilidade e portabilidade entre Sistemas Operacionais derivados do Unix.
Um Pouco Sobre a história do POSIX
As interfaces POSIX foram originalmente desenvolvidas pela IEEE. No entanto, o padrão POSIX agora está sendo desenvolvido e mantido pelo Austin Common Standards Revision Group, comumente referido como Austin Group.
O Austin Group é um grupo de trabalho conjunto formado por membros do IEEE, The Open Group e Joint Technical Committee 1 da ISO(International Organization for Standardization) e IEC(International Electrotechnical Commission). A IEEE possui a marca POSIX. O Open Group, dono da marca Unix, é um consórcio global que desenvolve padrões de tecnologia.
Nos primórdios da computação, os programadores precisavam reescrever seus aplicativos para cada modelo de computador e sistema operacional. Isso começou a mudar quando a IBM introduziu sua linha de computadores System/360, que podiam rodar o mesmo sistema operacional, OS/360. Com esses novos sistemas, os aplicativos podem se tornar mais portáteis, economizando muito tempo de desenvolvimento.
Logo depois, o Unix entrou em cena e introduziu um potencial ainda maior de portabilidade de aplicativos. Ao contrário de outros sistemas operacionais, o Unix podia rodar em máquinas de diferentes fornecedores. No entanto, várias variações do sistema operacional logo apareceram e a promessa de portabilidade desapareceu rapidamente. Mesmo assim, o Unix continuou a crescer em popularidade e logo ficou claro que algum tipo de padrão era necessário para enfrentar os desafios de compatibilidade de aplicativos. Essa necessidade levou ao desenvolvimento das especificações POSIX. Lançado em 1988, o primeiro padrão foi baseado no AT&T Unix System V e no Berkeley Software Distribution Unix, os dois sistemas Unix mais proeminentes da época.
Fonte: techtarget
Comments on “Linux: O que é POSIX (Portable Operating System Interface)?”