
POSIX(Portable Operating System Interface) ou interface de sistema operacional portátil, é um conjunto de interfaces de sistema operacional padrão baseado no sistema operacional Unix que surgiu da necessidade de tornar os aplicativos mais compatíveis(portabilidade) entre diversos sistemas.
O POSIX surgiu da necessidade de tornar os aplicativos mais compatíveis(portabilidade) entre diversos sistemas.
Por exemplo, como sendo um padrão a ser seguido, POSIX define que um um Sistema Operacional tenha um interpretador de comandos(shell) e programas utilitários comuns.
Os programas, dos sistemas operacionais construídos que seguem o padrão POSIX, podem ser usados ou transferidos para outros sistemas. É bom mencionar que esses programas são transferíveis em nível de código fonte, isto é, podemos usar(build) o código fonte(source code) de um Sistema Operacional em outro Sistema Operacional; como exemplo, programas do Linux podem ser construídos no FreeBSD. Estamos falando em compatibilidade e portabilidade entre Sistemas Operacionais derivados do Unix.
Um Pouco Sobre a história do POSIX
As interfaces POSIX foram originalmente desenvolvidas pela IEEE. No entanto, o padrão POSIX agora está sendo desenvolvido e mantido pelo Austin Common Standards Revision Group, comumente referido como Austin Group.
O Austin Group é um grupo de trabalho conjunto formado por membros do IEEE, The Open Group e Joint Technical Committee 1 da ISO(International Organization for Standardization) e IEC(International Electrotechnical Commission). A IEEE possui a marca POSIX. O Open Group, dono da marca Unix, é um consórcio global que desenvolve padrões de tecnologia.
Nos primórdios da computação, os programadores precisavam reescrever seus aplicativos para cada modelo de computador e sistema operacional. Isso começou a mudar quando a IBM introduziu sua linha de computadores System/360, que podiam rodar o mesmo sistema operacional, OS/360. Com esses novos sistemas, os aplicativos podem se tornar mais portáteis, economizando muito tempo de desenvolvimento.
Logo depois, o Unix entrou em cena e introduziu um potencial ainda maior de portabilidade de aplicativos. Ao contrário de outros sistemas operacionais, o Unix podia rodar em máquinas de diferentes fornecedores. No entanto, várias variações do sistema operacional logo apareceram e a promessa de portabilidade desapareceu rapidamente. Mesmo assim, o Unix continuou a crescer em popularidade e logo ficou claro que algum tipo de padrão era necessário para enfrentar os desafios de compatibilidade de aplicativos. Essa necessidade levou ao desenvolvimento das especificações POSIX. Lançado em 1988, o primeiro padrão foi baseado no AT&T Unix System V e no Berkeley Software Distribution Unix, os dois sistemas Unix mais proeminentes da época.
Fonte: techtarget
Comments on “Linux: O que é POSIX (Portable Operating System Interface)?”