A primeira coisa que devemos saber é que protocolo ou standard não são programas
- Protocolos são apenas regras e procedimentos de como transmitir dados entre dispositivos. É um conjunto de regras que dois computadores devem seguir a fim de se entenderem. Está relacionado com comunicação entre dispositivos(peças) de computadores.
- Standard são documentos/livros contendo boas práticas, regras, recomendações. Standard não é restrito apenas à informática. Podemos ter standards com boas práticas para o setor do RH, para o setor de administração de uma empresa etc… Pense neles como uma fórmula que descreve a melhor maneira de fazer algo. Pode ser sobre fabricar um produto, gerenciar um processo, fornecer um serviço ou fornecer materiais; os padrões abrangem uma ampla gama de atividades.
Quando um fabricante de placas de rede(NIC), por exemplo, fabrica uma nova placa ele não pode fazer a placa de qualquer jeito, à sua própria vontade, ele tem que seguir regras, protocolos que definirão como a placa de rede receberá e enviará dados para outras. Assim, todas as fabricantes de placas de rede usam os mesmos protocolos para que essas placas possam se comunicar com outras fabricadas por empresas diferentes.
Sem protocolos ou standards haveria balbúrdia, confusão, algazarra… e computadores, celulares…. não conseguiriam se comunicar.
Exemplos de Protocolos
Podemos citar alguns protocolos:
- SSH
- FTP
- TCP
- UDP
- RDP
- HTTP
- HTTPS
- SMTP
- POP
- IMAP
- DNS
- LDAP
Há milhares de outros protocolos.
Quando você acessa uma página na internet estará geralmente usando o protocolo HTTP ou HTTPS.
Quando usa programas como thunderbird e microsoft outlook estará usando protocolos como IMAP, POP ou SMTP.
É bom salientarmos que muitos programas são confundidos com protocolos. Por exemplo, o programa openssh usa o protocolo ssh de modo que o usuário acesse outro computador. Porém, muitas pessoas falam: “Vou instalar o ssh” quando na verdade o correto seria “irei instalar o openssh”. O openssh usa o protocolo(regras) ssh para se comunicar com outros computadores. O programa Tectia é similar ao openssh e também usa o protocolo, as regras, do ssh.
Implementação
Implementação é um termo bastante usado e significa o programa criado com base em um protocolo. Por exemplo, o openssh é um programa criado seguindo o protocolo ssh então “openssh é uma implementação do ssh. Tectia é outra implementação do ssh, tem a mesma função que o openssh.
Quem Cria os Protocolos?
Os protocolos são definidos por organizações internacionais
Protocolo e Standard
Não Confunda Protocolo com Standard!
Standard é um documento técnico com especificações de como fazer algo. O Standard é designado para servir de regra, uma diretriz ou um guia.
Standards, quando referentes à informatica, podem recomendar o uso de protocolos de rede, por exemplo.
Um standard pode exigir, em sua documentação, que certos protocolos sejam usados em detrimento de outros. Assim, protocolos que tragam vulnerabilidades são descartados.
Um Standard é criado quando fabricantes, consumidores, organizações ou instituições se juntam e criam um documento contendo as melhores normas de como se usar ou implantar um produto ou serviço. Todas as partes envolvidas se beneficiam por estarem “padronizadas” por um produto ou serviço bem documentado em segurança e qualidade bem como baixos preços e custos.
Alguma organizações oferecem certificações reconhecidas internacionalmente para esses Standards. Uma empresa que recebe esse certificado garante que sua trabalha com qualidade e está de acordo com as boas práticas.
A tradução livre de “Standard” seria “padrão”.
Muitos protocolos são Standards(padrões).
Podemos citar como Standard a ATA. Esse standard é desenvolvido pelo T13. O Standard ATA determina quais protocolos físicos, elétricos e de transporte devem serem usados em dispositivos de armazenagem(storage devices) de computadores.
Outro standart é o 802. A 802.3u é um documento com especificações relacionadas FastEthernet. Então uma placa de rede que use FastEthernet seguiria as especificações desse Standard.
Exemplos de Organizações Criadoras de Standards:
- ISO ou Organização Internacional de Padronização (International Organization for Standards)
- ANSI – American National Standard Institute
- ITU – International Organization for Standards
- IEEE – Institute of Electrical, Electronics Engineers
- EIA – Electronic Industries Association
- W3C-www consortion
Comments on “O que são Protocolos e Standards em Informática e Implementação?”