Ao ligarmos o computador com FreeBSD instalado veremos essa tela logo no início:
Veja também: FreeBSD: Vendo os Requisitos e Instalando – Parte 002
Podemos teclar 2(Boot Single User) para acessarmos no modo Single User Mode.
Single User Mode, ou algo como Modo de Usuário Único, é um modo encontrado em diversos Sistemas Operacionais(Windows, Linux…). Na verdade, no Windows o nome é Modo de Segurança, mas tem os praticamente os mesmos objetivos.
Este modo é normalmente usado para reparar um sistema que não inicializa ou para redefinir a senha do root quando ela não é conhecida.
No modo de usuário único, ou Single User Mode, o sistema fica sem acesso à rede e a outros consoles virtuais. No entanto, o acesso root completo ao sistema estará disponível e, por padrão, a senha root não é necessária. Por essas razões, o acesso físico ao teclado é necessário para inicializar neste modo e determinar quem tem acesso físico ao teclado é algo a se considerar ao proteger um sistema FreeBSD.
As configurações que controlam o modo de usuário único são encontradas nesta seção de /etc/ttys:
# name getty type status comments # # If console is marked "insecure", then init will ask for the root password # when going to single-user mode. console none unknown off secure
O status pode ter diversos valores. Conforme acima, está com secure(seguro). Mas poderia estar como insecure(inseguro):
- secure: pressupõe que quem tem acesso físico ao teclado não é importante ou é controlado por uma política de segurança física.
- insecure: significa que o próprio ambiente é inseguro porque qualquer um pode acessar o teclado. Sendo assim, o FreeBSD solicitará a senha de root quando um usuário selecionar inicializar em single user mode.
Tenha cuidado ao alterar esta configuração para insecure(inseguro)! Se a senha do root for esquecida, inicializar no modo de usuário único ainda é possível, mas pode ser difícil para alguém que não esteja familiarizado com o processo de inicialização do FreeBSD.