Para facilitar a vida de leitores, geralmente desejam ver uma seção transversal diversificada de conteúdo exclusivo quando fazem pesquisas. Por outro lado, eles ficam compreensivelmente irritados quando veem substancialmente o mesmo conteúdo em um conjunto de resultados de pesquisa.
O que é conteúdo duplicado?
Conteúdo duplicado geralmente se refere a blocos de textos dentro ou fora de um site, ou seja, independe se o trecho de texto duplicado encontra-se dentro no seu site ou no site de outros. O texto não precisa ser exato para ser considerado cópia ou duplicado; sendo completamente igual ou sensivelmente semelhante pode ser considerado duplicata.
O que o Google faz Ao Encontrar Conteúdo Duplicado?
Essa questão foi respondida em um artigo na página da própria Google em 2006. O Robô da google se esforça para indexar e exibir páginas com informações distintas. Se seu site possui conteúdo copiado de outra página e se não está bloqueado usando o arquivo robots.txt ou por meio da tag noindex, na varredura, o robô do Google irá escolher uma versão e pode afetar o ranqueamento da outras.
Veja trecho abaixo. Essa citação foi traduzida usando Google Translator e, por tanto, pode haver erros. Também foi omitido pequenas partes:
Durante nosso rastreamento ….. nos esforçamos para indexar e exibir páginas com informações distintas. Essa filtragem significa, por exemplo, que se o seu site tiver artigos nas versões “regular” e “impressora” e nenhum ….. estiver bloqueado no robots.txt ou por meio de uma metatag noindex, escolheremos uma versão para listar. Nos raros casos em que percebermos que conteúdo duplicado pode ser exibido com a intenção de manipular nossas classificações e enganar nossos usuários, também faremos os ajustes apropriados na indexação e classificação dos sites envolvidos. No entanto, preferimos focar na filtragem em vez de nos ajustes de classificação… então, na grande maioria dos casos, a pior coisa que acontecerá aos webmasters é ver a versão “menos desejada” de uma página exibida em nosso índice.
developers.google
Bom, é isso. Abaixo está a fonte para mais detalhes.
Fonte: developers.google