Hoje iremos falar sobre que são frameworks em python e para que servem, quais os tipos mais comuns e quais vantagens em usá-los. Após essa leitura você será capaz de decidi qual escolher.
Um framework em uma linguagem de programação é um um conjunto de ferramentas, bibliotecas e padrões para facilitar e acelerar o desenvolvimento de aplicativos.
Ao usar um framework em uma linguagem de programação você passará digitar o código com uma estrutura e o fluxo novos, mas isso valerá a pena pois permitirá a você desenvolvedor se concentrar nas funcionalidades específicas do aplicativo, em vez de lidar com tarefas repetitivas ou complexas. Na verdade, essas tarefas repetitivas e complexas serão trabalhadas pelo framework e não por você.
Framework ajudam a acelerar o processo de desenvolvimento por meio de recursos como abstrações, componentes reutilizáveis e convenções e promovem a consistência no código. Para ser mais claro, frameworks reproduzem a funcionalidade genérica do programa que você está tentando criar, para que seus desenvolvedores não precisem começar do zero.
Python Framework versus Bibliotecas Python
É fácil confundir frameworks e bibliotecas em Python. Embora ambos ofereçam funcionalidades operacionais aos desenvolvedores, suas semelhanças terminam quando se trata de especificidade e complexidade.
Explicando melhor, as bibliotecas Python estão repletas de dezenas de funções úteis para fins específicos, mas não há muita complexidade. As bibliotecas Python realizam uma tarefa simples e são, em última análise, uma pequena peça de um grande quebra-cabeça.
Um framework, em contrapartida, é muito mais complexo e cheio de recursos quando comparado com uma biblioteca.
Os 3 principais tipos de frameworks Python
Os frameworks para Python são muitos diferentes entre si, com formatos e tamanhos diversos. Os fatores que podem afetar a estrutura escolhida incluem escalabilidade, experiência e objetivos específicos do seu negócio.
Podemos citar 3 tipos de frameworks em Python:
- Full Stack Framework: framework full-stack são adequados tanto para desenvolvimento back-end quanto front-end. Um framework full-stack disponibilizará todo o equipamento necessário para facilitar o desenvolvimento full-stack(completo). Django é um framework full-stack e é o segundo framework Python mais popular. Por exemplo, um desenvolvimento Web consiste em ferramentas front-end para design de interface gráfica do usuário (UI) e serviços back-end, como bancos de dados, protocolos de segurança e lógica de negócios.
- Microframework: é o oposto de um framework full stack pois trata-se de um framework leve(ou lightweight). Embora isso possa parecer ruim, na verdade incentiva a flexibilidade para desenvolvedores que desejam aproveitar o controle sobre seu software, adicionando bibliotecas de terceiros relevantes apenas quando forem completamente necessárias.
- Asynchronous Framework ou framework Assíncrono: Os programas assíncronos são orientados a eventos. Em vez de manipulação operacional linha por linha, onde uma função é executada após a outra, o código assíncrono não bloqueia e não espera a execução de um evento antes de iniciar outro. Devido a essa técnica de programação paralela, as estruturas assíncronas permitem uma profusão de conexões simultâneas de alto desempenho por meio da execução em um servidor com capacidade assíncrona.
Frameworks Pythons mais conhecidos
Aqui iremos abordar alguns frameworks como CubicWeb, AIOHTTP, Dash, Bottle, CherryPy Django, Flask, Gioto, Growler, Pylons, Pyramid, Sanic, Hug, Morepath, Pycnic, Tornado, TurboGears, Web2py, FastAPI, Grok, Bluebream, Quixote, Weppy e Zope.
CubicWeb
CubicWeb se enquadra na definição de um framework full-stack. É também um framework semântico. As tecnologias semânticas dependem da compreensão ontológica e conceitual para compreender os dados.
Embora a arquitetura típica de model-view-controller (MVC) seja mais comumente usada para desenvolver UIs, CubicWeb usa o conceito de cubos. Os cubos se unem para criar uma instância com arquivos de configuração, um banco de dados e um servidor web.
AIOHTTP
AIOHTTP é um framework assíncrono e também um cliente/servidor HTTP para assíncrono. Embora algumas dessas palavras possam parecer estranhas, a essência é que o AIOHTTP permite que seus desenvolvedores criem clientes e servidores assíncronos para sua aplicação web.
Dash
Dash é um microframework mais adequado para construir aplicativos Python orientados para análise. O framework é uma escolha frequente para empresas que têm interesse em aprendizado de máquina e ciência de dados.
Bottle
Bottle é outro microframework. Rápido e simples, seu design original foi especificado para construção de interfaces de programação de aplicações (APIs) .
Como o melhor dos microframeworks, o Bottle enfatiza sua construção leve, ou seja, implementando tudo em um único arquivo fonte e contando com poucas dependências. Outros recursos importantes do Bottle incluem roteamento, modelo, utilitários e um servidor HTTP integrado.
O Bottle funciona mais próximo do hardware do que outros frameworks. No entanto, você deve optar por uma estrutura mais complexa se achar que seu programa pode abranger mais de 500 linhas de código.
CherryPy
CherryPy se autodenomina um framework minimalista. Com o CherryPy, você pode criar um aplicativo inteiro usando os princípios da programação orientada a objetos. Como resultado, o desenvolvimento é mais rápido e fácil.
Falcon
Ainda outro framework orientado a API é o Falcon. Falcon é um microframework minimalista voltado para o rápido desenvolvimento de aplicativos . Os desenvolvedores podem aproveitar as vantagens do Falcon para criar APIs RESTful , back-ends de aplicativos e microsserviços sem o fardo de abstrações desnecessárias.
Django
Django é um dos frameworks Python mais populares do Python. Sendo full stack por natureza, o Django vem equipado com as ferramentas para construir aplicações web grandes e complexas .
Flask
O Flask está historicamente competindo com o Django . Django e Flask são os dois frameworks Python mais populares. Dito isto, eles são totalmente diferentes.
Ao contrário do Django, o Flask é um microframework e não contém nenhuma ferramenta ou função que uma biblioteca de terceiros possa cumprir como essencial para seu pacote.
Gioto
Giotto é um framework Python que enfatiza a separação de preocupações que a arquitetura MVC clássica suscita. Devido à implementação genérica de visualizações, modelos e vários controladores conectáveis de Giotto, a estrutura é um meio para simplificar e encurtar o desenvolvimento.
Glowler
Growler é uma estrutura assíncrona e uma microestrutura. A estrutura usa a biblioteca assíncrona do Python, asyncio, junto com middleware para processar solicitações HTTP.
Pylons
Pylons pega emprestado os melhores ingredientes de Perl, Python e Ruby para dar vida a uma estrutura full stack com foco no desenvolvimento rápido. Semelhante ao Flask, o Pylons é leve e flexível.
Pyramid
Pyramid é uma estrutura Python full stack líder. A escalabilidade é o seu maior trunfo, pois aplicações pequenas e em grande escala podem depender do Pyramid para o seu desenvolvimento.
Em seu site oficial , a Pyramid se autodenomina uma “Solução Cachinhos Dourados: nem muito pequena, nem muito grande, na medida certa”.
Sanic
Sanic compartilha semelhanças com o Flask, mas sua assincronicidade o torna ainda mais rápido que o Flask. Testes de benchmark mostram que o Sanic pode lidar com dezenas de milhares de solicitações por segundo.
Hug
Hug é um microframework para desenvolvimento de APIs. Considerada a estrutura mais rápida para Python 3, Hug está abrindo caminho para a tecnologia do futuro.
Morepath
Apelidado de “Super Powered Python Web Framework”, Morepath é um expressivo microframework baseado em modelo que fornece roteamento para seus modelos.
Assim como acontece com os padrões MVC, os modelos representam dados e as visualizações representam a UI . No Morepath, um aplicativo consiste em modelos que são roteados para um caminho URL. O conteúdo é expresso na web por meio de visualizações.
Pycnic
Pycnic é um microframework orientado a objetos que permite aos desenvolvedores construir APIs baseadas em JSON. JavaScript Object Notation (JSON) é uma sintaxe para manipular dados armazenados em objetos.
Tornado
Desenvolvido inicialmente para dar suporte a uma empresa de mídia social chamada FriendFeed, que já foi adquirida pelo Facebook, o Tornado é uma estrutura Python assíncrona que pode lidar com vários milhares de usuários simultâneos ao mesmo tempo com E/S de rede sem bloqueio.
TurboGears
TurboGears tem versatilidade para uso como uma estrutura full stack ou microframework. A estrutura é orientada por dados, fácil de usar e estende um mecanismo de modelagem e um mapeador objeto-relacional (ORM).
Web2py
Web2py foi originalmente construído como uma ferramenta de ensino, mas como uma estrutura full stack, é carregado com vários recursos para fazer muito mais. Por exemplo, não há requisitos de instalação e configuração; web2py é multiplataforma; e vem com seu próprio ambiente de desenvolvimento integrado (IDE).
FastAPI
FastAPI é um pouco autoexplicativo. É uma estrutura Python moderna para construção de APIs com recursos para acelerar o processo de desenvolvimento . Muito de seu design deve crédito ao Flask.
Grok
Grok aproveita princípios de programação importantes, como ‘não se repita’ (DRY) e ‘convenção sobre configuração’ (CoC) para promover uma experiência de desenvolvimento ágil .
DRY se esforça para reduzir a repetição padronizando abstrações. Da mesma forma, o CoC visa diminuir o cansativo processo de tomada de decisão para os desenvolvedores, iniciando-os com uma base convencional a partir da qual construir, para que possam economizar tempo na configuração.
BlueBream
BlueBream é uma estrutura Python ideal para construir aplicativos de médio e grande porte. Mais do que um framework, o BlueBream também é um servidor e uma biblioteca. Algumas de suas melhores características são a arquitetura de componentes, banco de dados de objetos transacionais e protocolos de segurança integrados.
Quixote
Quixote é uma estrutura Python simples e flexível para projetar aplicações web. Qualquer pessoa com uma boa base de conhecimento em Python deve prosperar com o Quixote.
Weppy
Weppy – estilizado como “weppy” em letras minúsculas – é uma estrutura Python full stack que centraliza a simplicidade. Sua sintaxe elegante incentiva os desenvolvedores a se concentrarem no produto que estão construindo, em vez de se esforçarem para navegar pela estrutura em si.
Zope
Zope é um servidor de aplicativos e framework web. Seu principal caso de uso é o desenvolvimento de sistemas de gerenciamento de conteúdo (CMS) .
Veja também: IDEs Grátis mais Populares para Python – Escolhendo o Melhor
Comments on “Python: O que são e Quais São os Frameworks mais Conhecidos”