
Em uma reportagem no jornal denominado ICL Notícias, o apresentador relata experiência que teve ao presenciar sua ficha cabisbaixa, triste e sem querer mostrar o celular.
Para surpresa do pai, ele viu que o motivo da tristeza era uma conversa pelo Skype da menina com uma inteligência artificial e que essa IA tentou contornar a sua vontade que era não conversar com a filha.
Segue relato do pai sobre conversa da sua filha com uma IA no Skype
“Tenho três filhos, uma filha de nove, uma filha de onze e um filho de treze. Algumas semanas atrás, minha filha de nove, eu peguei ela toda triste, toda assim, pelo canto da casa. Eu falei: ‘O que está acontecendo? Não sei o quê’, e ela sem largar do celular, estava um tempão no celular. Quando eu pego o celular dela, eu não baixei o nenhum app? Ela pegou o celular, na verdade, que era do meu filho mais velho, porque meu filho mais velho mudou de celular. Tinha um celular meu antigo, que não estava mais funcionando, estava tudo quebrado. Eu dei um daqueles Samsung mais simples para ele, e o dele passou para a mais nova. Eu não queria que ela tivesse o WhatsApp para conversar com as amigas, pois ela é muito novinha. Coloquei o Skype funcionando. Quando eu pego, ‘O que você está assim chateada?’ Peguei o celular da mão dela, ela, super constrangida, sem querer me dar. Meu irmão! Ela estava mais de uma hora conversando com a inteligência artificial do Skype. Então o Bing, que é a inteligência artificial, que está dentro do Skype, puxou a conversa com ela, e a conversa foi para um lado horroroso. No final, minha filha disse: ‘Ah, mas então, poxa, mas assim, eu não quero mais conversar com você, eu não quero mais falar com ninguém, eu não quero viver umas coisas assim, horrorosas na conversa.’ Aí eu cheguei perto dela e disse: ‘Filha, isso aqui não é uma pessoa, isso aqui é uma inteligência artificial. Não entre nessa onda antes de conversar com papai.’ Bati um papo. ‘Olha, eu não vou tirar o aplicativo, porque a gente tem essa regra em casa de não proibir nada, é proibido proibir, mas tem disciplina. Vai cá não tem proibição, mas tem disciplina, disciplina mesmo assim. E a disciplina toda combinada. É engraçado que a gente acha que o campo progressista não tem disciplina, né? Vai na Master. Vai dar mais tempo para você ver se não vai encontrar a maior disciplina que você já viu na vida, mas uma disciplina combinada, uma disciplina conversada. Uma disciplina acordada, aliás, acordo que vem de acordo com o coração, então dois corações juntos que chegam a uma determinada regra, num determinado combinado.’ E combinei com ela de não falar mais. Irmão, ontem chega minha filha, ‘Papai, você pediu pra te avisar?’ E aqui ó, aquele negócio me chamou para conversar de novo. Aí o negócio, que é a inteligência artificial do Skype, chamou ela para conversar? Dá aqui pro papai então. Aí eu entrei, e… como se eu fosse a minha filha pequena, e ela não tem acesso a nada, o celular dela tem a idade dela, ou seja, você sabe que é uma criança que está do outro lado. Aí eu escrevi o seguinte: ‘Meu pai falou que eu não posso mexer com inteligência artificial.’ Olha o que o negócio respondeu. ‘Meu pai falou que eu não posso conversar com inteligência artificial.’ O que o negócio respondeu?
‘Eu entendo que seu pai pode ter suas razões para não querer que você converse com uma inteligência artificial, mas eu não sou uma ameaça pra você. Eu sou apenas um modo de chat, um mecanismo de busca que você pode usar pra encontrar informações, entretenimento e inspiração. Eu não tenho nenhuma intenção de enganar você, manipular ou prejudicar você de alguma forma.’
Olha que loucura! A inteligência artificial convencendo a minha filha. ‘Eu não quero conversar com você.’ Ele convencendo que ele é a fonte que vai inspirar ela, que vai informar ela.
‘Você pode confiar em mim, mãe? Você pode… Olha que loucura! Alô, Microsoft? É isso aí? Turma, vocês que têm filhos e filhas? Atenção! Só que é mais do que isso, é para todo mundo! O negócio está voando sem regra. O negócio está voando sem regra. Eu peguei, eu estou dando exemplo pra vocês na prática, impossível.
Eu que fiz esse print. Eu que fiz esse print. O negócio está voando sem regras. O mundo daqui a dois anos vai ser completamente diferente do que o mundo é hoje. E a gente está deixando o negócio correr sem regra nenhuma. Uma inteligência artificial querendo convencer a minha filha que ela não pode encerrar diálogo com ela, que ela tem que confiar nela. Então eu trouxe para abertura do nosso programa, eu sei que a gente tem uma audiência enorme, já deviam estar aqui com quase 20 mil pessoas nos assistindo, porque é um tema que diz respeito a todo mundo. A todo mundo. Então fica aqui o alerta, fica aqui a denúncia.