Em informática, “overflow” (ou “estouro”) é um termo que se refere a uma condição em que um valor numérico excede o valor máximo que um tipo de dados pode armazenar. Isso pode ocorrer em várias situações, como em cálculos aritméticos, na leitura ou escrita de dados em um buffer, ou em operações de alocação de memória.
Quando ocorre um overflow, o valor excedente pode ser truncado (cortado), ou pode causar um erro no programa ou sistema em que está sendo executado. Dependendo da situação, um overflow pode levar a comportamentos inesperados ou até mesmo a falhas no sistema.
Para evitar o problema de overflow, é importante que os programadores sejam cuidadosos ao escolher tipos de dados adequados para as variáveis que estão sendo usadas, bem como realizar verificações de limites para garantir que os valores não excedam o tamanho permitido pelo tipo de dados. Além disso, existem técnicas específicas para lidar com overflows, como a utilização de bibliotecas e funções que verificam e tratam de erros de estouro de dados.