Na maioria das vezes, é altamente desejável impedir que resources em bom estado sejam movidos pelo cluster após recuperação e retorno de um nó. A movimentação de resources quase sempre requer um período de inatividade(downtime). Para serviços complexos, como bancos de dados, esse período pode ser bastante longo e a mudança de um nó para outro de um serviço pode ser desconfortante para o usuário.
Para resolver isso, o Pacemaker tem o conceito de stickiness(ou algo como pegajosidade ou ainda permanência de recurso), que controla a intensidade com que um serviço prefere permanecer em execução onde está. Você pode pensar nisso como o “custo” de qualquer tempo de inatividade. Por padrão, o Pacemaker assume que há custo zero associado à movimentação de resources e fará isso para obter a colocação ou reorganização “ideal” dos resources. Podemos especificar uma aderência diferente para cada recurso, mas geralmente é suficiente alterar o padrão.
Veja exemplo,
[root@oracle86 ~]# pcs resource defaults resource-stickiness=100 Warning: This command is deprecated and will be removed. Please use 'pcs resource defaults update' instead. Warning: Defaults do not apply to resources which override them with their own defined values
[root@oracle86 ~]# pcs resource defaults
resource-stickiness: 100