Failover é ter redundância incorporada ao ambiente de informática de uma organização ou empresa, de modo que, se um servidor falhar, outro servidor o substitua. Daí vem o sentido do nome: fail = falhar.
O failover pode ser feito de mais de uma maneira, inclusive por clustering. Para usar clustering para failover, configure um segundo servidor, diferente do servidor principal, para lidar com parte do processamento.
Cluster ativo/ativo: Quando o servidor principal falha, o segundo servidor continua a processar, agindo assim como um backup para o servidor principal. Aqui podemos ter dois servidores atuando como ativo/ativo; isto é, os dois estão funcionando ao mesmo tempo.
Outro método de failover é ter hardware adicional que está sendo usado como backup para essa finalidade, mas não está sendo usado enquanto o servidor primário está funcionando (abordagem ativa/passiva).
Cluster ativo/passivo: Outro método de failover é ter hardware adicional que está sendo usado como backup para essa finalidade, mas não está sendo usado enquanto o servidor primário está funcionando. Dizemos que o servidor atuando é o ativo e o outro é o passivo.
Comment on “Termos: O que É failover em Informática?”