SINOPSE
wipefs [opcoes] dispositivo… wipefs [–backup] -o offset dispositivo… wipefs [–backup] -a dispositivo…Descrição
A ferramenta wipefs pode apagar assinaturas de sistema de arquivos, raid ou tabela de partições(magic strings) do dispositivo especificado para fazer as assinaturas invisível para libblkid. wipefs não apaga o sistema de arquivos em si nem quaisquer outros dados do dispositivo.
Quando usado sem nenhuma opção, wipefs lista todos os sistemas de arquivos visíveis e os offset(deslocamentos) de suas assinaturas básicas. A saída padrão está sujeita a alterações. Assim, sempre que possível, você deve evitar usar saídas padrão em seus scripts. Sempre defina explicitamente as colunas esperadas usando –output column-list em ambientes onde é necessária uma saída estável.
wipefs chama o ioctl BLKRRPART quando apaga um assinatura da tabela de partição para informar ao kernel sobre a alteração. O ioctl é chamado como último passo e quando todas as assinaturas especificadas de todos os dispositivos especificados já foram apagadas. este recurso também pode ser usado para limpar o conteúdo em dispositivos de partições como tabela de partições em um dispositivo de disco, por exemplo,
wipefs -a /dev/sdc1 /dev/sdc2 /dev/sdc.Observe que alguns sistemas de arquivos e algumas tabelas de partição armazenam mais magic strings no dispositivo(por exemplo, FAT, ZFS, GPT). O comando wipef (desde v2.31) lista todo o offset(deslocamento) onde uma magic strings foram detectadas.
Quando a opção -a é usada, todas as magic strings visíveis para libblkid(3) são apagadas. Neste caso, wipefs verifica o dispositivo novamente após cada modificação(apagar) até que nenhuma string magic seja encontrada.
Observe que, por padrão, wipefs não apaga tabelas com partições aninhada em dispositivos de disco não inteiros. Para isso, a opção –force é requerida.
Opções
-h , --help Exiba o texto de ajuda e saia. -J , --json Use o formato de saída JSON. --lock [= modo ] Use o bloqueio BSD exclusivo para o dispositivo ou arquivo que ele opera. modo pode ser yes , no (ou 1 e 0) ou nonblock . Se o argumento mode for omitido, o padrão será "yes" . Esta opção substitui a variável de ambiente $LOCK_BLOCK_DEVICE . O padrão é não usar nenhum bloqueio em tudo, mas é recomendado evitar colisões com udevd ou outras ferramentas. -i , --noheadings Não imprima a linha de cabeçalho. -O , --output list Especifica quais colunas de saída imprimir. Use --help para obter um lista de todas as colunas suportadas. -n , --no-act Faz com que tudo seja feito, exceto a chamada write(2) . -o , --offset deslocamento Especifique a localização (em bytes) da assinatura que deve ser apagado do dispositivo. O número de compensação pode incluir um prefixo "0x"; então o número será interpretado como um hexadecimal valor. É possível especificar várias opções -o . O argumento de deslocamento pode ser seguido pelo multiplicativo sufixos KiB (=1024), MiB (=1024*1024), e assim por diante para GiB, TiB, PiB, EiB, ZiB e YiB (o "iB" é opcional, por exemplo, "K" tem o mesmo significado que "KiB"), ou os sufixos KB (=1000), MB (=1000*1000), e assim por diante para GB, TB, PB, EB, ZB e YB. -p , --parsable Imprima em formato analisável em vez de imprimível. Codificar tudo caracteres potencialmente inseguros de uma string para o valor hexadecimal correspondente prefixado por '\x'. -q , --quiet Suprima todas as mensagens após uma limpeza de assinatura bem-sucedida. -t ,--types lista Limite o conjunto de assinaturas impressas ou apagadas. Mais de um tipo pode ser especificado em uma lista separada por vírgulas. A lista ou tipos individuais podem ser prefixados com 'no' para especificar o tipos nos quais nenhuma ação deve ser tomada. Para mais detalhes veja montagem(8) . -V , --version Exibir informações da versão e sair.
Ambiente
LIBBLKID_DEBUG=all ativa a saída de depuração libblkid(3) . LOCK_BLOCK_DEVICE=<modo> use bloqueio BSD exclusivo. O modo é "1" ou "0". Veja --lock para mais detalhes.
EXEMPLOS
wipefs /dev/sda * Imprime informações sobre sda e todas as partições em sda. wipefs --all --backup /dev/sdb Apaga todas as assinaturas do dispositivo /dev/sdb e cria um arquivo de backup de assinatura ~/wipefs-sdb-<offset>.bak para cada assinatura. dd if=~/wipefs-sdb-0x00000438.bak of=/dev/sdb seek=$0x00000438 bs=1 conv=notrunc Restaura uma assinatura ext2 do arquivo de backup ~/wipefs-sdb-0x00000438.bak .
AUTORES topo
Karel Zak <kzak@redhat.com>
VEJA TAMBÉM topo
blkid(8) , findfs(8)
RELATANDO BUGS topo
Para relatórios de bugs, use o rastreador de problemas em https://github.com/karelzak/util-linux/issues .
DISPONIBILIDADE topo
O comando wipefs faz parte do pacote util-linux que pode ser baixado do Linux Kernel Archive < https://www.kernel.org/pub/linux/utils/util-linux/ >. Esta página faz parte do util-linux (uma coleção aleatória de Linux utilitários). Informações sobre o projeto podem ser encontradas em ⟨ https://www.kernel.org/pub/linux/utils/util-linux/ ⟩. Se você tem um relatório de bug para esta página de manual, envie-o para util-linux@vger.kernel.org. Esta página foi obtida da repositório Git upstream do projeto ⟨git://git.kernel.org/pub/scm/utils/util-linux/util-linux.git⟩ em 2021-08-27. (Naquele momento, a data do commit mais recente que foi encontrado no repositório foi 2021-08-24.) Se você descobrir quaisquer problemas de renderização nesta versão HTML da página, ou você acredita que existe uma fonte melhor ou mais atualizada para a página, ou você tem correções ou melhorias nas informações em este COLOPHON (que não faz parte da página de manual original), envie um e-mail para man-pages@man7.org util-linux 2.37.85-637cc 2021-04-02 WIPEFS(8)