O Objetivo aqui é desenvolvermos um bom conhecimento prático do Linux usando a interface gráfica e linha de comandos. Mas saiba que aprender Linux e tecnologias de código aberto(open source) não precisa ser intimidador.
Só para saber onde estamos nos envolvendo, Linux alimenta 100% dos supercomputadores do mundo, a maioria dos servidores que alimentam a Internet, a maioria dos sistemas de transações financeiras em todo o mundo e um bilhão de dispositivos Android, de smartphones a carros, eletrodomésticos, desktops domésticos a servidores corporativos, o sistema operacional Linux está em toda parte. Ele aparece em muitas arquiteturas diferentes, de mainframes a servidores, desktops, dispositivos móveis e em uma variedade incrivelmente ampla de hardware.
Esta série de tutoriais explora as várias ferramentas e técnicas comumente usadas por administradores Linux e usuários finais para realizar suas tarefas diárias. Esta série de tutoriais é para usuários de computador que tiveram pouca ou nenhuma exposição anterior ao Linux.
Após a conclusão dessam série, espero que tenhamos um bom conhecimento prático do Linux, tanto de uma perspectiva gráfica ou de linha de comando, permitindo que naveguemos facilmente por qualquer uma das
principais distribuições Linux.
O que é Linux?
Linux é um sistema operacional assim como o Windows, iOS e Mac OS. saiba que o Android é alimentado pelo sistema operacional Linux. O sistema operacional gerencia ou intermedia a comunicação entre softwares(prgramas) e seu hardware(memória, processador…). Sem o sistema operacional (SO), o software não funcionaria.
O sistema operacional Linux é composto de diversas partes:
- Bootloader: O software que gerencia o processo de inicialização do seu computador. Para a maioria dos usuários, isso será simplesmente uma tela inicial que aparece e, eventualmente, desaparece para inicializar o sistema operacional.
- Kernel: Esta é a única parte do todo que é realmente chamada de ‘Linux’. O kernel é o núcleo do sistema e gerencia a CPU, a memória e os dispositivos periféricos. O kernel é o nível mais baixo do sistema operacional.
- Init system ou sistema de inicialização: Este é um subsistema que inicializa o espaço do usuário e é encarregado de controlar os daemons. Um dos sistemas init mais usados é o systemd, que também é um dos mais controversos. É o sistema init que gerencia o processo de inicialização, uma vez que a inicialização inicial é transferida do gerenciador de inicialização (ou seja, GRUB ou GRand Unified Bootloader).
- Daemons: Estes são serviços de segundo plano (impressão, som, agendamento, etc.) que iniciam durante a inicialização ou após o login na área de trabalho. Veja: O que São Daemons em Linux?
- servidor gráfico: Este é o subsistema que exibe os gráficos em seu monitor. É comumente referido como o servidor X ou apenas X.
- Desktop environment ou Ambiente de trabalho: é a parte com a qual os usuários realmente interagem. Existem muitos ambientes de desktop para escolher (GNOME, Cinnamon, Mate, Pantheon, Enlightenment, KDE, Xfce, etc.). Cada ambiente de área de trabalho inclui aplicativos integrados (como gerenciadores de arquivos, ferramentas de configuração, navegadores da Web e jogos).
- Aplicações: Os Desktop environment não oferecem toda a gama de aplicativos. Assim como o Windows e o macOS, o Linux oferece milhares e milhares de títulos de software de alta qualidade que podem ser facilmente encontrados e instalados. A maioria das distribuições Linux modernas (mais sobre isso abaixo) incluem ferramentas semelhantes à App Store que centralizam e simplificam a instalação de aplicativos. Por exemplo, o Ubuntu Linux tem o Ubuntu Software Center (uma nova marca do GNOME Software), que permite pesquisar rapidamente entre os milhares de aplicativos e instalá-los a partir de um local centralizado.
The Linux Foundation(A Fundação Linux)
Fundada em 2000, a Linux Foundation é apoiada por mais de 1.000 membros e é o lar e liderança mundial para colaboração em software de código aberto(open source), padrões abertos, dados abertos e hardware aberto. A Linux Foundation é uma organização sem fins lucrativos dedicada a apoiar a comunidade de código aberto por meio de recursos financeiros e intelectuais, serviços de infraestrutura, eventos e treinamento. É também o lar do criador do Linux, Linus Torvalds, e do principal mantenedor, Greg Kroah-Hartman.
Na verdade, a Instituição Linux Foundation, atualmente, hospeda muito mais do que apenas o Linux; ela suporta e apoia muitos projetos críticos de código aberto que impulsionam as corporações, abrangendo praticamente todos os setores da indústria. Algumas dessas tecnologias incluem big data, sistemas integrados ou embarcados, IoT, ferramentas da web, computação em nuvem, automotiva, segurança, blockchain e muito mais.
A Fundação Linux(The Linux Foundation) hospeda centenas dos projetos de código aberto mais importantes do mundo, incluindo Linux, Kubernetes, Node.js, Hyperledger, ONAP, Cloud Foundry, Yocto, GraphQL, Jenkins e muitos outros.
A Linux Foundation oferece treinamentos projetados para ajudar usuários a obter habilidades necessárias para ter sucesso em uma carreira em alguns dos setores de tecnologia mais aquecidos como nuvem, DevOps, administração de sistemas, blockchain, redes, sistemas integrados, desenvolvimento de aplicativos e muito mais .