Se você já tem um chip funcionando 4G então não! Desconecte o Wi-Fi e olhe para a parte de cima, para onde ficava o ícone com as barras do Wi-Fi e agora aparece as barras do chip, da rede móvel. Se lá estiver H+ e nunca saiu disso, nunca ficou um 4G mesmo você sabendo que em sua região tem suporte, cobertura para 4G, então troque seu chip! H+ é uma tecnologia anterior à 4G e mais avançada que a 3G.
No início, quando era usado o antiguinho 2G, o cartão que chamamos de SIM (Módulo de Identidade do Assinante ou Subscriber Identity Module) era baseado em um padrão de comunicação móvel mais antigo. Bem depois, o termo mudou para USIM (Universal Subscriber Identity Module) com o lançamento do 3G, e os novos cartões foram baseados no novo padrão 3GPP.
Tecnicamente, esses cartões SIM mais recentes também são chamados de cartões Rel 99+ USIM e são compatíveis com versões anteriores e posteriores com redes 2G, 3G, 4G e até 5G.
Num futuro próximo todos precisaremos trocar o cartão que chamamos de SIM; isso por causa da nova tecnologia chamada chamada de SA 5G ou Standalone 5G.
O que Cada Operadora Fala?
Segundo site canaltech,
Vivo
A Vivo segue os passos das concorrentes ao oferecer os três padrões de 5G, e se aproxima da Claro ao também exigir a troca do chip SIM para acesso ao 5G SA. Em contrapartida, a operadora afirma que todos os usuários têm acesso a todos os formatos da nova rede em qualquer plano disponível atualmente sem custo adicional, bastando contar com um celular compatível e estar na área de cobertura.
TIM
Assim como a Claro, a TIM oferece os três formatos de 5G, mas não exigirá a troca do chip para nenhum deles. Todos os atuais clientes da empresa terão acesso ao 5G DSS e ao NSA gratuitamente, desde que tenham um celular compatível e estejam na área de cobertura. A exceção vai para o 5G SA, que também não requer a troca do chip, mas exigirá a contratação de um novo plano, o “Booster 5G”.
Usuários que adquirirem o Booster 5G terão três meses gratuitos de uso, pagando então de R$ 15 a R$ 20 após o período de testes. Caso essa contratação tenha sido feita até três meses após o lançamento do sinal 5G na cidade em questão, a companhia fornece mais 12 meses gratuitos. Nesse período, a oferta é oferecida inicialmente a clientes pós-pago, seguidos pelos donos de linhas Controle e, por fim, linhas pré-pago.
CLARO
A Claro oferece três tipos diferentes de 5G: o 5G DSS, que basicamente utiliza as antenas e a frequência do 4G; o 5G NSA (Non Standalone), que ainda mantém as antenas do 4G, mas opera nas frequências mais elevadas voltadas para o 5G; e o 5G SA (Standalone), também conhecido como 5G “puro”, que utiliza antenas próprias e as frequências mais altas.
Para o DSS e o NSA, a operadora não requer a troca do chip SIM — o usuário terá acesso a ambos mesmo se mantiver o chip antigo. Para o SA, no entanto, a companhia explica ser necessário adquirir um chip exclusivo e um plano compatível, ainda que não haja detalhes no site oficial sobre preços. A compra e contratação podem ser realizadas em uma das lojas da companhia pelo país, em cidades onde o sinal já esteja ativado.