
Core é a mesma coisa de núcleo. E CPU é a mesma coisa que Processador.
Cores e threads estão entre aquelas perguntas para as quais o mundo da internet não tem uma resposta clara. Muitas pessoas não sabem a diferença entre núcleos e threads, o que são e qual é sua função.
É bom reforçar: Um núcleo(core) é um componente físico que es tá dentro da CPU(processador).
Core ou Núcleos: Estes são componentes físicos distintos do processador. é um componente físico, uma parte do processador. Mais núcleos(cores) de CPU significam melhor desempenho. Basicamente, se um processador com um único núcleo for solicitado a executar várias tarefas, ele deverá concluir a primeira tarefa antes de passar para a próxima. Por outro lado, um processador com vários núcleos pode dividir a carga de trabalho entre seus núcleos e concluir as tarefas com muito mais rapidez. Então, obviamente, mais núcleos significam melhor desempenho.
Thread: É um componente virtual normalmente criado pelo sistema operacional que ajuda a CPU a lidar com várias tarefas com mais eficiência. Resumindo: “um thread é um componente de um processo”
Os núcleos aumentam a produtividade durante a carga de trabalho; no outro lado, um thread melhora a resposta da GUI.
Pense num núcleo como a boca de uma pessoa e as Threads como sendo as mãos. A boca faz toda a mastigação, enquanto as mãos ajudam a organizar a ‘carga de trabalho’.
Pense nos threads como um sistema de gerenciamento para alimentar tarefas no núcleo.
Hyper-threading e multi-threading
Hyper-threading e multi-threading são conceitos semelhantes, mas ligeiramente diferentes.
Hyper-threading é uma tecnologia exclusiva para CPUs da Intel que engana o sistema operacional fazendo-o acreditar que existem várias CPUs separadas presentes. Por exemplo, uma CPU dual-core com hyper-threading será vista pelo sistema operacional como tendo quatro CPUs lógicas e uma CPU quad-core com hyper-threading será vista como oito CPUs lógicas e isso resultará em mais desempenho e performance.
Multi-threading: é um recurso da CPU(unidade central de processamento) que permite que duas ou mais threads sejam executadas de forma independentes, com tarefas simultâneas, enquanto compartilham os mesmos recursos de processo. Multi-threading simultâneo (SMT) da AMD é semelhante em termos de funcionalidade ao Hyper-threading da intel, mas não lida com threads com tanta eficiência. Por outro lado, você geralmente obterá mais núcleos pelo seu dinheiro.
Informações Complementares sobre CPU
O desempenho da CPU dependerá do número de núcleos e da velocidade com que os núcleos individuais podem executar instruções.
Atualmente, as CPUs single-core(apenas um núcleo) são raros.
Os processadores multi-core são capazes de dividir processos em subtarefas com cada subtarefa sendo executada simultaneamente. Isso também é conhecido como execução paralela(ou parallel execution) porque todas as subtarefas são executadas em paralelo.
A maior diferença entre núcleos e threads é que os núcleos são componentes físicos, enquanto as threads são componentes virtuais. Os núcleos aumentam a quantidade de trabalho que pode ser realizado em um determinado momento, enquanto as threads ajudam a organizar e otimizar essa carga de trabalho. Essencialmente, vários núcleos e threads permitem que os usuários realizem várias tarefas sem muita degradação no desempenho.
Quanto a Multi-threading, embora seja mais rápido para um sistema operacional(SO) alternar entre threads de um processo do que alternar entre processos, o multithreading requer uma programação cuidadosa para evitar conflitos causados por race condition e deadlocks. Para prevenir esses conflitos, programadores usam locks(bloqueios) que impedem que várias threads modifiquem o valor da mesma variável ao mesmo tempo.
Comment on “Cores e Threads: Quais São as Principais Diferenças?”