Variáveis são usadas para armazenar informações. A variável pode ser manipulada, ter seu valor alterado no decorrer das linhas do código.
Podemos pensar em variáveis como contêineres(locais) que contêm informações.
Como o nome “variável” sugere, o valor de uma variável varia(muda, altera) durante a execução de um programa.
Por exemplo, abaixo posso alterar o valor da variável quantas vezes eu desejar:
<?php $nome = "maria"; $nome = "joao"; $nome = "marcos"; echo "meu nome é $nome"; ?>
O resultado acima será meu nome é marcos.
A principal maneira de armazenar informações em um programa PHP é usando uma variável.
Criando uma Variável em PHP
Uma variável tem um nome e está associada a um valor. Para definir(criar) uma variável, você usa a seguinte sintaxe:
$nome_da_variavel = valor_da_variavel;
O nome da variável deve começar com o cifrão ($).
O primeiro caractere após o cifrão ( $) precisa ser uma letra (a-z) ou o underline ( _ ). Os caracteres restantes podem ser underline, letras ou números.
As variáveis PHP diferenciam maiúsculas de minúsculas(case-sensitive). Isso significa que as variáveis $mensagem e $Mensagem são totalmente diferentes.
Exemplos:
$nome = "maria"; $idade = 45; $endereco = "rua da fazenda nova" $altura = 1.75
Para mostrar o valor das variáveis podemos usar echo ou print. Como já vimos nos artigos anteriores então não colocarei exemplos aqui.
Uma outra forma mais curta, resumida, de exibir o valor de uma variável é assim:
<?= $nome_da_variavel ?>
Exemplo:
<html> <body> <?php $soma = 5 + 10; ?> <?=$soma?> </body> </html
O navegador exibirá o valor “15”
Tipos de Variáveis em PHP
Uma variável armazena um valor de qualquer tipo. Esse tipo pode ser:
- Integer(inteiro): são números inteiros, sem ponto decimal, como 4195. Pode ser negativo ou positivo. o maior inteiro é (2**31 . 1 ou 2.147.483.647), e o menor inteiro (mais negativo) é (2**31.1) ou 0,2.147.483.647).
- Double: são números não inteiros, como 3,14159 ou 49,1. Dizemos que são números com ponto flutuante.
- Booleano: tem apenas dois valores possíveis, verdadeiro ou falso.
- NULL: é um tipo especial que tem apenas um valor: NULL. Significa nulo. Uma variável recebe o valor nulo assim: $variavel = NULL Ele pode também ser minúsculo: $variavel = null mas por convenção se usa maiúsculo. Geralmente usada com em decisões do tipo “se algo for nulo então faça isso“.
- String: são sequências de caracteres Exemplo “php é uma linguagem de programação?”. Espaços em branco também contam. Os valores podem ser colocados entre aspas duplas ” ” ou simples ‘ ‘. Quando em aspas duplas as variáveis retornarão seus valores. Já com aspas simples não haverá substituição e assim a própria variável irá aparecer na tela ao invés do seu valor.
- Array: coleção valores. Chamamos também de matriz. Exemplo: “banana, maçã, laranja” ou “12, 56, 43”
- Object: ou objeto. Veremos mais para a frente dos artigos. É um pouco confuso entender por agora; mas mesmo assim aqui vai uma explicação: “são instâncias de classes definidas pelo programador, que podem empacotar outros tipos de valores e funções específicas da classe“.
- Resource: são variáveis especiais que contêm referências a recursos externos ao PHP (como conexões de banco de dados).
Tipos Simples: Integer, double, booleano, null e string são tipos simples.
Compostos: array e objects são compostos. tipos compostos podem empacotar outros valores enquanto os tipos simples não podem.
Escopo das Variáveis
Escopo pode ser explicado como sendo a área, ou até onde, a variável pode ser alcançada. Por exemplo, se criamos uma variável no início da página isso não quer dizer que ela poderá ser usada por uma linha(declaração ou statement) que está no final. Ela está dentro ou fora desse escopo?
Os escopos podem ser, ou seja, uma variável pode ser ou não alcançada ou enxergada dentro do código. Ela pode ser tratada como sendo:
- Local
- Global
- Estática
- ou uma variável como parâmetro para uma função.
Veremos sobre escopo de variáveis mais para frente.
PHP é uma Linguagem “Quase Não Tipada“
Linguagem tipada, ou linguagem tipificada, é uma linguagem de programação que usa variáveis com tipos específicos. Esse não é o caso com PHP, não somos obrigados a declarar o tipo ao criar uma variável.
Nos exemplos acima, observe que não precisamos informar ao PHP qual é o tipo de dado da variável.
Veja:
$idade = 3; $nome = "maria"; $altura = 1.56; $femea = TRUE; $macho = FALSE;
PHP não precisa especificar o tipo da variável, pois ele associa o valor que a variável recebe ao tipo correto.
Como os tipos de dados não são definidos de forma rigorosa(strict) ou estrita, podemos fazer coisas como atribuirmos uma string a uma variável integer sem que gere erro.
No PHP versão 7, foram adicionadas formas de declarar o tipo para as variáveis. Ao habilitar o requisito estrito, ele lançará um “Erro Fatal” em uma incompatibilidade de tipo.
Vamos aprender mais sobre requisitos estritos(strict) e não estritos(non-strict) e declarações de tipo de dados nas variáveis em artigos futuros.
Conclusão
Uma variável armazena um valor e seu nome sempre começa com o sinal $.
Há diversos tipos de variáveis, podendo ser uma sequência de letras e números(string), um número sem vírgula(integer), números com vírgula(double) etc.
Atente-se no uso das aspas simples ou duplas. Exemplo:
<html> <body> <?php $soma = 5 + 10; echo "a soma é $soma"; echo "<br>"; echo "<br>"; echo 'a soma é $soma'; ?> </body> </html>
produzirá isso no navegador:
Comments on “PHP – Aula 005: Variáveis e Tipo de Dados”