Num post anterior falamos sobre o que é Ethernet e agora iremos ver sobre Gigabit Ethernet.
Gigabit Ethernet é uma nova versão de Ethernet com taxas de transferência de 1 Gigabit por segundo. É amplamente utilizado em redes locais (LANs) com placas de 10 e 100Mbps.
Gigabit Ethernet é transportado principalmente em fibra óptica da rede de fibra óptica.
Uma tecnologia alternativa que compete com o Gigabit Ethernet é o ATM. Um padrão mais novo, 10 Gigabit Ethernet, também está se tornando disponível.
Roteador e switch são equipamentos necessários e importantes para uma rede gigabit Ethernet. Um switch gigabit usado em conjunto com um roteador gigabit permitirá que você use sua rede local em velocidades até 10 vezes maiores que a geração anterior: Fast Ethernet de 10/100 Mbps. Mbps aqui significa mega bits por segundo.
É usado Transceptor(transceiver) para converter vários sinais elétricos em sinais ópticos seriais e vice-versa. Como exemplos de transceptores temos: GBIC, XENPAR, X2, XFP, SFP+, SFP module.
O SFP é uma versão atualizada do GBIC. GBIC ocupa um espaço maior.
SPF significa pequeno fator conectável (small factor pluggable) e também é chamado de mini GBIC isso porque sua função é a mesma com GBIC enquanto com tamanho mais compacto.
Na rede, os transceptores de fibra óptica são usados para fazer a interface de um sistema de fibra óptica com um sistema Ethernet, como Fibre Channel e Gigabit Ethernet.
Uma rede Ethernet com cabo UTP pode alcançar até até 10Gbps. Na verdade a velocidade não varia muito para uma fibra ótica. O que diferencia mais entre os dois tipos de cabos são a distância de instalação ou passagem dos cabos. Um cabo utp tem um limite de 100 metros enquanto uma fibra ótica pode percorrer até 10 quilômetros, como é o cano do tipo OS2.
Fontes: nmcabling,