Quer saber outros termos usados no mundo do DNS? veja esse artigo: DNS: Significado de Termos Usados Quando Falamos Sobre DNS.
Pode ainda clicar em O que É DNS? para saber o que é um DNS.
DNS Records ou Registros de DNS são mapeamentos entre um nome para um endereço IP ou um serviço.
Há diversos tipos de Registros de DNS porém os mais comuns são CNAME e A.
Um registro do tipo “A” mapeia um nome diretamente para um endereço IP, enquanto um registro do tipo “CNAME” é um apelido(alias) mapeia um nome para outro.
Vamos ver mais um pouco:
- A: é o tipo mais básico de registro. um registro do tipo A aponta um domínio ou um subdomínio para um endereço IP.
- CNAME: Aponta um domínio para um host ou nome de computador, servidor ou serviço. Nunca aponta para um IP. O significado de CNAME é canonical Name.
- MX: MX significa Mail Exchanger ou trocador de correspondências. Como pode perceber está relacionado à email ou correio eletrônico como muitos chamam. É usado para ajudar a direcionar, rotear, emails. um registro do tipo MX requer um número, uma prioridade e isso difere MX de CNAME e A.
- TXT: um registro TXT é usado para armazenar informação baseadas em texto.
- SOA: significa start of authority. Guarda informações sobre domínios e é usado para guiar como uma zona DNS se propaga para uma outra secundária.
Outros Registros de DNS
- ANAME: possibilita apontar a raiz do domínio para um hostname ou FQDN.
- AAAA: Semelhante ao registro A mas mapeia para um IPv6 ao invés de um IPv4.
- SRV: permite serviços como os de mensagens instantânea ou voip ser redirecionado para um endereço uma porta e host diferentes.
- NS: significa name server. Server para dizer quem é o servidor de nomes responsável(autoritativo) por um domínio ou subdomínio.
- PTR: inverte um registro A e AAAA. Esses registros mapeiam endereços IPs para domínios. Ainda, esses registros requerem um domínio autoritativo(domain authority) e não podem existir na mesma zona que outros tipos de registros(colocado em zona reversa).
- SFP: é um tipo ficou antiquado, substituído pelo TXT. SPF Significa “sender policy framework” e ajuda a prevenir spoofing em emails e spammers.
Comments on “DNS: Tipos de Registros: A, CNAME, MX e TXT”