DNS: O que É?

DNS vem de Domain Name System ou, em português, Sistema de Nome de Domínio.

DNS traduz domínio em endereço IP e vice-versa.

Você pode pensar não saber o que é um domínio, mas na verdade já está bem acostumado com o seu uso. Por exemplo, o nome dos sites que você acessa é um domínio. Exemplo: www.categoriaoutros.com.br

Quando acessamos o site com o domínio www.categoriaoutros.com.br na verdade estamos acessando um servidor(computador) em algum lugar, provavelmente no Brasil. Mas não se engane, mesmo terminando em .com.br a página pode está em um servidor em outro país.

Os computadores ou servidores possuem um número que os identificam na internet. Esse número é conhecido como IP. O Endereço IP do servidor onde está o site www.categoriaoutros.com.br é o 45.93.101.37.

domínio é apenas uma forma de facilitar a memorização, já que ficaria difícil memorizarmos o endereço IP ao invés do domínio.

Um servidor DNS faz essa tradução para você. Ele diz: “Olha o endereço IP do domínio www.categoriaoutros.com.br é o 45.93.101.37”

Se você digitar esse ip(45.93.101.37) no seu navegador de internet irá ser aberto a página do site www.categoriaoutros.com.br.

É O DNS(Sistema de Nome de Domínio) que traduz domínio em IP, ou seja, quando digitamos www.categoriaoutros.com.br o DNS aponta para 45.93.101.37.

6 thoughts on “DNS: O que É?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.