Leia esse post sobre o RetroArch para entender o que são cores (ou núcleos) e o que eles fazem dentro do RetroArch.
Já falamos no post anterior que RetroArch é um emulador de jogos de videogame gratuito e de código aberto que nos permite jogar jogos de consoles antigos tanto em computador quanto em dispositivo móvel. Ele é como uma biblioteca de jogos que contém emuladores para vários consoles, como Super Nintendo, Nintendo 64, PlayStation e Sega Genesis.
Vimos também sobre Teclas e Botões do RetroArch para que saibamos como manseá-lode forma correta. Outro artigo interessante escrito foi sobre Como Resetar as Configurações do RetroArch de forma que eliminemos travamentos com configurações mal feitas.
Veja: Instalando RetroArch no Linux
Mas um termo muito falado dentro do site do RetroPie e em comunidades da internet é core e acaba gerendo confusão a falta de entendimento . Hoje iremos tirar dúvidas sobre o que são cores dentro do RetroArch.
O que São Cores no RetroArch?
Falando de uma forma simples, cores no RetroArch são emuladores de consoles de videogame. Eles são chamados de “cores” porque são núcleos de software que permitem ao RetroArch emular os sistemas de hardware dos consoles antigos. Por exemplo, há um core para emular(rodar) o videogame Nintendo, outro para o Atari, Super Nintendo etc…
O core “SNES9x” é um emulador do Super Nintendo Entertainment System (SNES), o core “Genesis Plus GX” é um emulador do Sega Genesis. E o core “mGBA” é um emulador do Game Boy Advance. Um emulador é um software que permite que você jogue jogos de videogame clássicos em seu computador ou dispositivo móvel.
Com essa explicação fica fácil entender que para jogar um jogo de videogame clássico no RetroArch, você precisa instalar o core correto para aquele console(videogame) do jogo. Em seguida, você pode adicionar o jogo ao core.
Explicação do site RetroArch sobre o que são cores
O RetroArch é um programa modular que executa emuladores e jogos dentro de sua estrutura como se fossem “plugins”.
Esses plugins são chamados de “cores” e você precisa instalá-los dentro do RetroArch para poder usá-los.
Esses cores também podem ser usados em outros programas que implementam a interface de programação de aplicativos (API) do Libretro.
O Libretro e o RetroArch foram feitos pelos mesmos desenvolvedores, e o RetroArch serve para demonstrar o poder e o alcance do Libretro.
RetroArch
Atualização/download online dos Cores (ou núcleos)
Na maioria das plataformas (exceto consoles de jogos e certas plataformas móveis), o RetroArch vem com suporte para carregamento dinâmico de módulos. Nesses sistemas, você poderá instalar e/ou atualizar novos cores assim que estiverem disponíveis. Para acessá-los, vá ao menu principal do RetroArch, selecione ‘Atualizador Online’ e, em seguida, selecione ‘Atualizar Cores’. Você não precisa baixar uma nova versão do RetroArch para poder executar núcleos novos ou atualizados!
Carregando Cores
Depois que um núcleo estiver instalado, você poderá carregá-lo acessando o Menu Principal e selecionando ‘Carregar Coes’. Então o RetroARch mostrará cada Core já instalado em uma lista.
Depois de fazer sua escolha, você pode selecionar o ‘conteúdo’ desse Core acessando ‘Carregar Conteúdo’. O conteúdo suportado pelo núcleo será mostrado dentro do navegador de arquivos.
Comments on “O que São Cores no RetroArch?”