Nesse post iremos aprender em detalhes o que é a tabela ASCII e suas Vantagens para os computadores e qual a sua finalidade.

ASCII é uma abreviação para American Standard Code for Information Interchange ou Código Padrão Americano para Intercâmbio de Informações em português e é um conjunto de caracteres numéricos que representa letras, números, símbolos e comandos especiais utilizados na computação.
Explicando de forma mais fácil, cada letra, ponto, símbolo que você conhece tem um equivalente ASCII em formato de número. Por exemplo, a ! é representado como 33 em ASCII, a letra A é representado como sendo 65 em ASCII.
Antes do desenvolvimento da tabela ASCII, diferentes marcas e modelos de computadores não podiam se comunicar entre si. Cada fabricante de computador representava alfabetos, números e outros caracteres à sua maneira. Era uma confusão!
Explicando de modo mais técnico,
Um formato padrão de codificação de dados para comunicação eletrônica entre computadores. ASCII atribui valores numéricos padrão a letras, números, sinais de pontuação e outros caracteres usados em computadores.
Por que e Quando a Tabela ASCII foi Criada?
Como dito acima, antes do desenvolvimento do ASCII, diferentes marcas e modelos de computadores não podiam se comunicar entre si. Cada fabricante de computador representava alfabetos, números e outros caracteres à sua maneira. Somente a IBM (International Business Machines Corporation) usou nove conjuntos de caracteres diferentes.
Em 1961, Bob Bemer, da IBM, apresentou uma proposta ao American National Standards Institute (ANSI) para um código de computador comum. Então, o comitê X3.4, com representação dos principais fabricantes de computadores da época, foi formado para trabalhar no novo código. Em 17 de junho de 1963, o ASCII foi aprovado como padrão americano.
ASCII foi originalmente desenvolvido para teleimpressoras, ou teletipos, mas acabou encontrando ampla aplicação em computadores pessoais (PCs), começando com o primeiro PC da IBM, em 1981.
A Tabela ASCII não Teve Aceitação de Imediato
Aprovada em 17 de junho de 1963, a tabela ASCII não obteve ampla aceitação, principalmente porque a IBM optou por usar EBCDIC (Extended Binary Coded Decimal Interchange Code) em sua série de computadores OS/360 lançada em 1964.
No entanto, o ASCII passou por um maior desenvolvimento e as revisões foram emitidas em 1965 e 1967. Em 11 de março de 1968, o Pres. Lyndon B. Johnson determinou que o ASCII fosse denominado um padrão federal para minimizar a incompatibilidade entre sistemas federais de computadores e telecomunicações. Além disso, ele determinou que todos os novos computadores e equipamentos relacionados adquiridos pelo governo dos EUA a partir de 1º de julho de 1969 fossem compatíveis com ASCII.
O código foi revisado novamente em 1968, 1977 e 1986.
ASCII e Números Binários
O número binário é um sistema numérico que utiliza apenas dois dígitos, 0 e 1, para representar valores. É amplamente utilizado na computação e na eletrônica. Já ouviu falarem que computadores entendem apenas zeros e uns? Eles só entendem binários 🙂
Por exemplo, a sequência binária 1010000 representa um P maiúsculo, enquanto a sequência 1110000 representa um p minúsculo.
ASCII usa números binários de sete dígitos – ou seja, números que consistem em várias sequências de 0 e 1. Como existem apenas 128 combinações possíveis e diferentes que podemos formar com uma sequência de sete zeros e uns(0 e 1), o código pode representar somente 128 caracteres diferentes.
ASCII Extendido
Os computadores, celulares e demais dispositivos digitais usam números binários organizado em grupos de oito, em vez de sete; cada grupo de oito bits é chamado de byte. Conseqüentemente, o ASCII é comumente incorporado em um campo de oito bits, que consiste em sete bits de informação e um bit de paridade que é usado para verificação de erros ou para representar símbolos especiais. Este sistema de oito bits aumenta o número de caracteres que o ASCII pode representar para 256 e garante que todos os caracteres especiais, bem como caracteres de outras línguas, possam ser representados.
O ASCII estendido, como é conhecido o código de oito bits, foi então introduzido pela IBM em 1981 para uso em seu primeiro PC e logo se tornou o padrão da indústria para computadores pessoais.
No ASCII estendido, 32 combinações de código são usadas para comandos de máquina e de controle, como “início de texto”, “retorno de carro” e “alimentação de formulário”. Os comandos de controle não representam informações imprimíveis, mas ajudam a controlar dispositivos, como impressoras, que podem usar ASCII. Por exemplo, a sequência binária 00001000 representa “backspace”. Outro grupo de 32 combinações é usado para numerais e vários sinais de pontuação, outro para letras maiúsculas e alguns outros sinais de pontuação, e ainda outro para letras minúsculas. Tabela ASCII para Referência e Estudo de Conversão.
Algumas Limitações da Tabela ASCII
Mesmo o ASCII estendido não inclui combinações de código suficientes para suportar todas as linguagens escritas. As línguas asiáticas, por exemplo, requerem milhares de caracteres.
Essa limitação deu origem a novos padrões de codificação, Unicode e UCS (Conjunto de caracteres codificados universais), que podem oferecer suporte a todas as principais linguagens escritas. Veja: O que é SISTEMA UNICODE e Por que Tem esse Nome?
Por incorporar ASCII como suas primeiras 128 combinações de código, o Unicode (especificamente UTF-8) é compatível com versões anteriores do ASCII, ao mesmo tempo que representa muitos caracteres que o ASCII não consegue. O Unicode, que foi introduzido em 1991, viu seu uso aumentar acentuadamente na primeira década do século 21 e se tornou o sistema de codificação de caracteres mais comum na World Wide Web.
Por que o ASCII é importante?
ASCII é importante porque é o nosso elo entre a tela do computador e o disco rígido do computador, e esse elo agora é o mesmo entre todos os computadores.
ASCII é importante porque o seu desenvolvimento deu aos computadores uma linguagem comum.
Para que é usado ascii?
Como dissemos acima, ASCII é usado para traduzir texto de computador em texto humano. Todos os computadores falam em binário, uma série de 0 e 1. No entanto, assim como o inglês e o espanhol podem usar o mesmo alfabeto, mas ter palavras completamente diferentes para objetos semelhantes, os computadores também tinham sua própria versão de idiomas. ASCII é usado como um método para fornecer a mesma linguagem a todos os computadores, permitindo-lhes compartilhar documentos e arquivos.
O que significa ASCII?
ASCII é uma sigla em inglês que quer dizer American Standard Code for Information Interchange ou, em português, Código Padrão Americano para Intercâmbio de Informações.
Sobre a Tabela ASCII
Há uma tabela ASCII onde podemos ver qual número ASCII representa o que. Por exemplo, a letra A é representada na tabela ASCII pelo número 65, B pelo 66…
Clique nesse link para ver a tabela completa: Tabela ASCII para Referência e Estudo de Conversão
As tabelas ASCII são bem conhecidas nos círculos de informática porque porque funcionam como tradutores entre os discos rígidos dos computadores e os humanos.
Os discos rígidos armazenam informações em ímãs (ou transistores), que possuem apenas dois estados, ligado e desligado. As tabelas ASCII são como chegamos de um conjunto de oito 0s e 1s (ou um byte de dados) para a letra “a” ou “A”, ou o número “4”.
As tabelas são comumente usadas em todos os sistemas de computador, o que permite que meu computador leia documentos Word escritos no seu computador, mesmo que eu use um PC e você um Mac – e não, nem sempre foi assim! As tabelas incluem o alfabeto ASCII, binário ASCII, símbolos ASCII e muito mais!
Fontes: britannica, rosieresearch