Nesse post iremos falar sobre Ultrassom em Cachorro e Gato – O que é? Como é Feito? Para que Serve?
O que é Ultrassom?
O ultrassom é um exame médico que usa ondas sonoras para criar imagens do interior do nosso corpo. É como tirar uma foto interna do nosso corpo, mas sem usar radiação. Essas ondas sonoras são emitidas por um aparelho chamado de ultrassom, que é colocado na pele em cima da área que será examinada. Essas ondas sonoras atravessam os tecidos do nosso corpo e quando encontram algo diferente, como um órgão ou um tumor, elas são refletidas de volta para o aparelho de ultrassom. O aparelho então converte essas ondas refletidas em imagens que podem ser visualizadas na tela por um médico.
Veja também: Posso misturar arroz na ração do cachorro?
Para que serve o exame do ultrassom em cachorros e gatos?
Assim como em humanos, o ultrassom é usado para verificar como estão os órgãos internos, avaliar a gravidez, identificar problemas nos músculos e ossos, entre outras coisas. É um exame seguro e indolor, e ajuda os veterinários médicos a entenderem melhor o que está acontecendo dentro do nosso corpo.
Sobre o termo ultrassom
O termo ultrassom vem de um tipo de som que não conseguimos ouvir, mas que os animais como os morcegos podem, por isso citamos acima o termo “ondas sonoras”. O ultrassom é usado em exames médicos para ver dentro do nosso corpo, como tirar uma foto interna. É uma forma segura e indolor de descobrir se algo está errado ou para acompanhar o crescimento de um bebê na barriga da mãe.
Como é feito ultrassom em cachorro e gato?
O ultrassom em cachorro e gato é realizado de maneira semelhante ao ultrassom em humanos. Veja abaixo o passo a passo de como é feito:
- Preparação: O cão geralmente não precisa de nenhum preparo especial, como jejum, para um ultrassom abdominal. No entanto, o pelo na área onde o ultrassom será realizado pode ser raspado para melhorar o contato do transdutor.
- Equipamento: Um aparelho de ultrassom é usado, o qual consiste em um transdutor (uma sonda) que emite ondas sonoras de alta frequência.
- Gel: Um gel é aplicado na pele do cão na área a ser examinada. Isso ajuda a melhorar o contato entre a pele e o transdutor, permitindo que as ondas sonoras sejam transmitidas e recebidas de forma eficaz.
- Realização do ultrassom: O veterinário move suavemente o transdutor sobre a área de interesse. As ondas sonoras emitidas pelo transdutor penetram nos tecidos do cão e retornam na forma de imagens em tempo real em um monitor. Isso permite que o veterinário visualize os órgãos internos, como o fígado, rins, baço, útero, etc.
- Diagnóstico: Com base nas imagens geradas, o veterinário pode fazer um diagnóstico ou avaliar a condição dos órgãos e tecidos internos do cão.
O ultrassom é uma ferramenta valiosa para diagnóstico em medicina veterinária, permitindo a avaliação não invasiva de problemas de saúde nos animais de estimação.
Quais Órgãos são avaliados no ultrassom em cachorro e gato?
Os veterinários costumam usar ultrassom para guiar uma pequena agulha até áreas doentes do tecido para biópsia. A ultrassonografia abdominal é realizada para avaliar:
- rins
- fígado
- vesícula biliar
- pâncreas
- baço
- vasos sanguíneos do abdômen
O ultrassom é usado para ajudar a diagnosticar uma variedade de condições, como:
- dor abdominal
- pancreatite
- órgão abdominal aumentado
- pedras nos rins ou bexiga
- derivações portossistêmicas
- biópsias com agulha nas quais agulhas são usadas para extrair uma amostra de células de órgãos para testes laboratoriais.
Fontes: vetmet
Comment on “Animal: Ultrassom em Cachorro e Gato – O que é? Como é Feito? Para que Serve?”