Você é cliente da empresa Veloe ou está pensando em ser? Aconselho que pense duas vezes antes de contratar a Veloe até que ela corrija o má comportamento do seu aplicativo nos celulares.
Leia esse post antes de contratar a Veloe e conheça um erro grotesco de programação do aplicativo; isso ajudará a não pagar multas por evasão de pedágios à toa.
O aplicativo da Veloe contém uma programação falha que não detecta tag desativada e nem avisa que a mesma não poderá mais ser “mais nunca” usada uma vez que foi desabilitada. Isso causou confusão no cliente da Veloe e fez com que ele levasse 6 multas em uma viagem de férias de São Paulo com destino à outro Estado.
Vamos contar essa história com mais detalhes e exibir imagens ou vídeo do comportamento do app da Veloe que prejudicou o cliente causando as multas por evasão de pedágio.
Veja clicando aqui que esse cliente da Veloe não foi o único a receber multas por evasão de pedágios.
O que é Veloe e como funciona?
A Veloe é uma empresa brasileira que oferece serviço de passagem de veículos em pedágios sem que o motorista precise parar para efetuar pagamento ou pegar filas e filas de veículos; Ao contratar esse tipo de serviço o usuário paga uma taxa mensalmente à empresa Veloe. Essa taxa é paga somente se o serviço for usado dentro do mês.
Tudo isso acontece por meio de um adesivo colado no veículo. Com esse adesivo colado e cadastrado o motorista não precisa parar no caixa do pedário e pagar à atendente, a cobrança é realizada automaticamente quando o motorista passa pela cancela.
O adesivo que é colado no vidro(para-brisa) do veículo é chamado de Tag e é ele que é lido pelo sistema do pedágio quando o veículo passa.
Esse serviço de “passar automaticamente” não serve somente para pedágios em rodovias, mas também funciona em estacionamento de shoppings, em postos de combustíveis… Mas aqui não entraremos muito nos detalhes dessas mordomias.
Há diversas outras empresas que fornecem esse tipo de serviço, uma delas é a empresa “Sem Parar“. Sim, o nome é esse mesmo.
Esse serviço de passar rápido, sem pegar filas no pedágio parece mil maravilhas para você? Para o cliente foi um pesadelo!
Início da História do Cliente que foi prejudicado pelo App da Veloe e vai pagar quase mil reais em multa por evasão de pedágio
Vamos contar em detalhes o que ocorreu para o cliente ter que pagar quase mil reais em multas por conta do aplicativo da Veloe.
Irei separar trechos da história por datas para criar uma certa timeline (linha de tempo) e nos posicionar melhor na leitura e entendimento.
09/07/2022 Cancelamento da Tag da Veloe
É bom destacar um pouco do funcionamento desse tipo de serviço para que você entenda o porquê o usuário realizou o cancelamento da tag da Veloe.
Conforme dito acima, esse serviço é pago somente se você usar e funciona também em postos e estacionamento de shoppings. Se a taxa for R$ 20,00 tanto faz se usar 1 ou 100 vezes que irá pagar a mesma taxa somada à quantidade de passagens.
Em 09/07/2022 às 13:21:49 o cliente solicitou o bloqueio da tag ao perceber que ao entrar em alguns shoppings em São Paulo Capital a cancela abria sem dar a opção dele escolher se queria ou não usar os erviço da Veloe. Então ele decidiu por desabilitar a tag até achar necessário que iria usar novamente.
Ele acessa o aplicativo da Veloe no celular e desativa a tag colada em seu carro.
A tag quando desativada não pode mais ser ativada, porém o aplicativo não alerta sobre isso de nenhuma forma.
01/09/2023 o cliente tenta ativar novamente a tag
O cliente estava indo viajar dia 02/09/2023 então desejou reativar a tag. Ao fazer apareceu a mensagem dizendo que a tag já estava ativada. Ele pensa: “Ótimo, então é só usar!”
Como mencionamos acima, ele veio a descobrir depois de toda confusão que a tag uma vez desativada teria que ser descartada e solicitada outra. Mas o app da veloe disse o contrário: “O adesivo já está ativo!“. Não disse que a tag não poderia ser usada novamente ou algo do tipo.
Esse foi o ponto de partida para toda a confusão e multas por evasão de pedágios.
O cliente veio a ser informado que a tag não teria como ser reativada bem mais tarde, em conversa com atendente da veloe via WatsApp, quando já tinha recebido as multas.
02/09/2023 o cliente viaja de férias e passa por vários pedágios
Logo cedo, em 02/09/2023, o cliente da Veloe viaja com destino para outro estado e pega as rodovias Bandeirantes, Anhanguera, 040…
De início ele passou nos primeiros pedágios sem usar o serviço da Veloe; mas na Anhanguera, conversou com uma das atendentes na cabine para, ao invés de pagar no cartão, ela testar a tag. Contou que havia visto o status no app da Veloe e que a tag estava ativa. A atendente disse que tudo bem e liberou a cancela afirmando que estava liberado e o cliente passou a cancela.
Daí em diante, passada a primeira cancela com a aprovação da atendente, o cliente da Veloe começa a passar diretamente nas cancelas automatizadas. Ele acha estranho que houve uma demora de 5 a 10 segundos para a cancela abrir, deduz ser algum problema de leitura e segue adiante. Nenhum atendente apareceu e a cancela sempre abria, mesmo com uns 5 segundos de atraso.
Em uma das cancelas, demorou um pouco mais, uma atendente saiu com um rádio de comunicação, falou alguma coisa pelo rádio e disse: “Tag liberada”, a cancela abriu e o cliente da Veloe passou e seguiu viagem.
Depois de ter feito isso umas 4 ou 5 vezes, em um dos últimos pedágios, a cancela não foi liberada e então uma atendente com um rádio de comunicação apareceu, checou e disse que a Tag estava bloqueada ou desativada. O cliente da Veloe indagou que uma outra atendente havia liberado e confirmado que estava ativo e que ele iria ligar na Veloe para saber o motivo, inclusive a causa das demoras na abertura das cancelas.
O desfecho da história
Alguns dias após esses acontecimentos, o cliente da Veloe abriu o aplicativo e percebeu que não constava cobranças. Depois de 5 dias viu notificações de multas por evadir pedágio.
Entrou em contato com a Veloe e explicou que no app aparecia como ativa a tag/adesivo. A veloe pediu desculpas pelo transtorno mas disse não poder fazer nada, que o “seu cliente” deveria entrar em contato com o Detran ou órgão competente.
Veja também: Automóvel: Pneu Run flat Deveria Ser Proibido no Brasil?
Comments on “App da VELOE Leva Cliente a Pagar Quase R$ 1.000,00 de Multas por “Evasão de Pedágio””