
Gimp é uma alternativa ao Photoshop da Adobe e ele é 100% gratuito. Enquanto o Adobe Photoshop é pago. Se você não for um profissional na área de designer gráfico então não precisa baixar ou comprara o Photoshop e, muito menos, não precisa baixar o photoshop crackeado e arriscar ser infectado com vírus além de estar praticando ato ilegal.
GIMP é um acrônimo para GNU Image Manipulation Program. É distribuído gratuitamente para tarefas como retoque e composição de imagens.
Ele é um editor de imagens multiplataforma disponível para GNU/Linux, macOS, Windows e outros sistemas operacionais. É um software livre, você pode alterar seu código-fonte e distribuir suas alterações.
Se quiser saber mais ou ver imagens, veja esse artigo: Conheça o Gimp, um Programa para Edição de Imagem
Instalando GIMP de Forma Fácil
O modo mais fácil de instalar o GIMP é
- Abrir o terminal
- executar o comando sudo apt install gimp
Pronto, terá o gimp em instantes instalado em seu computador Ubuntu.
Instalando o GIMP por Flatpak
Temos um artigo falando como usar os comandos flatpak: Usando Comandos do Flatpak
Vamos seguir a página oficial do GIMP: https://www.gimp.org/ para fazer essa instalação manualmente pela linha de comando.
- Abra o terminal no Linux
- Copie e cole o seguinte comando:
flatpak install https://flathub.org/repo/appstream/org.gimp.GIMP.flatpakref
Observação: O comando acima é apenas uma linha, e não duas!
Uma vez instalado, ele estará nos locais do seu Ubuntu da mesma forma que outros aplicativos(menus, área de trabalho ou qualquer local de inicialização de aplicativo específico usado pela sua área de trabalho).
Você ainda pode executá-lo por linha de comando (não como o método recomendado, apenas uma solução alternativa):
flatpak run org.gimp.GIMP//stable
Atualizando o GIMP pelo Flatpak
Esta instalação também fornecerá atualização regular. Você não precisa voltar a esta página e instalar novamente (não funcionará!) quando uma nova versão do GIMP for lançada. Em vez disso, se sua distribuição e/ou área de trabalho tiver um bom suporte para flatpak, ela deverá propor a execução de atualizações. Mais uma vez, se sua distribuição não tiver o suporte adequado, você sempre poderá usar a seguinte linha de comando:
flatpak update
Fonte: categoriaoutros