A IBM-Red Hat anunciou no final do outono de 2020 que estava descontinuando o CentOS Linux. Esse CentOS era usado em muitas organizações e foi um choque a decisão da IBM. No lugar do CentOS ficou o CentOS Stream.
Saiba que a IBM adquiriu a empresa Red Hat. Então, quando ver alguém falando mal da IBM poderá estar falando da Red Hat e vice versa.
O CentOS Stream não é um substituto do CentOS Linux para a grande maioria dos usuários.
Posso Usar o CentOS Stream em minha Empresa?
A resposta curta é não!
CentOS Stream é essencialmente uma prévia do que está por vir com RHEL. RHEL é a distro principal da empresa Red Hat e tem seu suporte pago. A desvantagem vem do fato de que o CentOS Stream é um lançamento contínuo que passa de um versão secundária para outra. Não é estável para empresas. Não é seguro ter algo que muda constantemente. CentOS stream é um ambiente beta contínuo. Muitos dos lançamentos ainda não são amadurecidos, não há garantia de qualidade.
Os usuários que dependem do CentOS Stream são, por definição, testadores beta. Haverá erros. Eles perderão o controle quando essas atualizações de versões secundárias ou betas forem implementadas em seu sistema porque isso acontece automaticamente. Além disso, fornecedores de software de terceiros não serão capaz de conceder certificação e suporte para executar seu software no CentOS Stream. Isso porque eles não podem certificar ou oferecer suporte a seu software em um sistema operacional que ainda precisam testar. CentOS Stream sempre estará em um estado de movimento contínuo para todos os usuários, tornando as certificações ou garantias de estabilidade quase impossíveis.
Mesmo software desenvolvido por aqueles que rodam no CentOS Stream terão muita dificuldade em mantê-lo atualizado com todos os patches, correções e versões que virão sem aviso prévio o tempo todo. Se todos essas questões que levantamos aqui não for um problema para você, então poderá usar o CentOS Stream. Sinceramente, há poucos usuários que são capazes de utilizar o CentOS Stream como substituto do CentOS Linux.
Veja: