Quando você preenche as células de uma planilha no excel, o simples fato de digitar não quer dizer que você possui funções de tabela. Um monte de células preenchidas é tratado pelo excel como apenas um intervalo preenchido 🙂
Comece a adquirir o hábito de usar Ctrl+T em suas “tabelas” para realmente usar as funções para tabelas do excel. Você vai me agradecer depois! Use este atalho de teclado, Ctrl+T, e converta suas listas em Tabelas.
A tabela é uma das coisas mais úteis no Excel que facilita muito o gerenciamento, o cálculo e a atualização dos dados. Sob certas circunstâncias, no entanto, um formato de tabela pode não atender às suas necessidades. Felizmente, existe uma maneira rápida de transformar uma tabela em um intervalo normal sem perder seus dados. Por outro lado, você pode facilmente transformar um intervalo de células em uma tabela totalmente funcional sempre que precisar.
Como Desfazer? Transformar a Tabela em uma Simples Lista?
A maneira mais rápida de transformar a tabela em um intervalo normal é esta: clique com o botão direito do mouse em qualquer célula da tabela e clique em Tabela –> Converter em intervalo.
A mesma operação também pode ser realizada usando o ribbon:
Qual a Diferença entre Tabela e Intervalo de Dados?
Entre os usuários do Excel, principalmente os iniciantes, há muita confusão e incerteza sobre os termos intervalo e tabela. Na verdade, muitos chamam tudo de tabela e desconhecem o termo range(intervalo). Quando você insere alguns dados em uma planilha, já consegue chamar seu conjunto de dados de tabela? Muitas pessoas fazem isso. Do ponto de vista do Excel, no entanto, é um intervalo, não uma tabela. Então, qual é a diferença?
- Range ou intervalo: significa qualquer grupo de células selecionadas.
- Tabela do excel: é uma faixa dinâmica de células estruturada e pré-formatada que possui nome próprio. Você pode pensar em uma tabela como uma versão avançada de intervalo com funcionalidade incorporada, como colunas calculadas, linhas agrupadas, classificação e filtragem, etc. Dizemos que uma tabela é dinâmica porque ela se expande automaticamente à medida que você adiciona novos dados a ela.
Você pode identificar facilmente uma tabela em uma planilha do Excel devido a estes recursos perceptíveis: os dados da tabela são sempre cercados por uma borda fina, como mostrado na parte direita da imagem abaixo. As setas de filtro automático aparecem ao lado dos cabeçalhos das colunas e os cabeçalhos permanecem congelados na parte superior quando você rola pelos dados.
Fontes: ableits