Um usuário do quora.com escreveu um artigo sobre o tema. Ele é um desenvolvedor e analisou se sua carreira estava em risco.
Ele abriu o ChatGPT e solicitou que:
“Escreva-me um código Javascript com duas funções, uma que aceitará uma lista de pares chave-valor consistindo em uma abreviação de país e uma população, e outra que retornará a população de um país solicitado em tempo constante.”
e o resultado foi bom:
let populationData = {}; // empty object to hold the population data // function to populate the populationData object function addPopulationData(data) { for (let i = 0; i < data.length; i++) { let country = data[i][0]; let population = data[i][1]; populationData[country] = population; } } // function to return the population of a requested country in constant time function getPopulation(country) { return populationData[country]; }
Ele continuou observando que,
Este código é realmente muito bom. Acho que os comentários são redundantes, mas acho que não tenho muito a dizer para melhorar. Então meu emprego está em risco? Não, porque vou apontar três coisas para você.
#1 Sou um engenheiro competente o suficiente para saber exatamente como escrever essa pergunta para obter o resultado de que preciso.
#2 Sou um engenheiro competente o suficiente para ler o código resultante e determinar se funciona e se pode ser melhorado.
#3 Este é um problema muito simples. Quanto mais complexo o problema, menos dados o ChatGPT terá para obter soluções semelhantes para gerar seu resultado e mais oportunidades haverá para o código dar errado.
Ele ainda continua em sua defesa solicitando ao ChatGPT com uma solicitação mais simplista, de alguém que não tem muita experiência em programação. Essa é a solicitação dele ao ChatGPT:
"Suponha que eu não saiba programar e não saiba formular essa pergunta. Se eu apenas dissesse “Escreva uma função javascript que me dê a população de um país”, isso me daria isso:"
Esse é resultado:
const countryPopulation = { 'USA': 331449281, 'China': 1444216105, 'India': 1393409038, 'Brazil': 213993437, 'Pakistan': 225199937, 'Nigeria': 211401000, // Add more countries and populations here... }; function getPopulation(country) { if (countryPopulation[country]) { return countryPopulation[country]; } else { return 'Population data not found for this country.'; } }
O desenvolvedor explica que a resposta dada pelo ChatGPT nessa última solicitação é boa,
Mais uma vez, sua resposta é decente com base nos parâmetros que dei, mas se eu não for um programador olhando para isso, posso simplesmente recortar e colar? E se eu tiver um país que não esteja na lista? Espero ser inteligente o suficiente para perceber que posso expandir a lista, mas agora estou atualizando manualmente esta lista sempre que precisamos adicionar um novo país ou mudanças na população de um país, em vez de apenas alimentar minha lista de dados em uma função para atualizar a tabela de hash.
Então talvez eu seja inteligente e tente expressar melhor as coisas.
“Escreva-me um código Javascript que aceite uma lista de países com população e me dê a população de um país que eu quero.”
Eu poderia esperar que isso me desse um resultado com complexidade de tempo O(n), mas não é tão bom assim. O resultado é quase idêntico ao código que acabei de mostrar. Não aceita sequer uma lista de países e populações como parâmetro.
Então, essencialmente, ao usar o ChatGPT para me ajudar a programar, preciso descobrir como redigir minha solicitação com a maior precisão possível para que o computador produza um código que se comporte da maneira que desejo.
Você sabe como é chamado quando você aprende a se comunicar efetivamente com um computador para que ele se comporte da maneira que você deseja?
Programação. Chama-se programação.
O que você acha desse assunto? Realmente haverá mudanças no mundo da programação com todas essas Inteligências Artificiais brotando e revolucionando?
O usuário tem chega a comentar e apontar seu ponto de vista.
O ChatGPT tornará a programação mais rápida e fácil, mas você ainda precisa ser capaz de articular suas necessidades de uma maneira que o computador entenda, ler a saída, avaliá-la e aprimorá-la. Talvez você o melhore modificando diretamente a saída. Talvez você melhore esclarecendo sua solicitação ao ChatGPT. De qualquer forma, você precisa ser competente para compreender o que o ChatGPT está tentando fazer, e isso significa ser um engenheiro com profundo conhecimento do idioma relevante.
Não tenho dúvidas de que haverá esforços para substituir os engenheiros pelo ChatGPT. E esses esforços falharão, pois inevitavelmente produzirão softwares com erros, ineficientes e insustentáveis, mal adaptados às necessidades do cliente. As empresas que cometem esse erro inevitavelmente precisarão contratar engenheiros para consertar a bagunça, e isso será mais caro do que se eles os contratassem desde o início.
Uma observação importante é que invenções novas às vezes elimina antigas ou apenas reduz o seu uso ou ainda modifica. Por exemplo, com o advento da TV a rádio não deixou de existir.
Fonte: quora