Segundo o site elastic.co:
O Elasticsearch é um mecanismo de busca e análise de dados distribuído, gratuito e aberto para todos os tipos de dados, incluindo textuais, numéricos, geoespaciais, estruturados e não estruturados. O Elasticsearch é desenvolvido sobre o Apache Lucene e foi lançado pela primeira vez em 2010 pela Elasticsearch N.V. que agora é conhecida como Elastic. Conhecido por suas REST APIs simples, natureza distribuída, velocidade e escalabilidade, o Elasticsearch é o componente central do Elastic Stack, um conjunto de ferramentas gratuitas e abertas para ingestão, enriquecimento, armazenamento, análise e visualização de dados. Comumente chamado de ELK Stack (pelas iniciais de Elasticsearch, Logstash e Kibana), o Elastic Stack agora inclui uma rica coleção de agentes lightweight conhecidos como Beats para enviar dados ao Elasticsearch.
Os dados brutos fluem para o Elasticsearch de uma variedade de fontes, incluindo logs, metrics de sistema e aplicações web. Ingestão de dados é o processo pelo qual os dados brutos são analisados, normalizados e enriquecidos antes de serem indexados no Elasticsearch. Depois que os dados são indexados no elasticsearch, os usuários podem executar consultas complexas com base em seus dados e usar agregações para recuperar resumos complexos dos dados. Do Kibana, os usuários podem criar visualizações avançadas dos dados, compartilhar dashboards e gerenciar o Elastic Stack.
Para que o Elasticsearch é usado?
A velocidade e escalabilidade do Elasticsearch e sua capacidade de indexar muitos tipos de conteúdo significam que ele pode ser usado para inúmeros casos de uso:
- Busca em aplicação
- Busca em website
- Busca empresarial
- Logging e analítica de log
- Métricas de infraestrutura e monitoramento de container
- Monitoramento de performance de aplicação
- Análise e visualização de dados geoespaciais
- Análise de segurança
- Business Analytics
Comment on “Termos: O que é o Elasticsearch em Informática?”