Qualquer dispositivo(celular, computador…) que se conecte à rede possui um endereço IP que o identifica, por exemplo, 192.168.0.34 pode ser o IP do seu pc. Qualquer pessoa que quiser se conectar ao seu pc irá usar esse ip. Mas surge uma questão: No pc há diversos programas, como o IP sozinho vai saber com qual desses programas quero me comunicar? É aqui que entra a porta.
Uma porta é apenas um número associado a um programa ou serviço dentro de um dispositivo(servidor, pc…). Quero acessar um programa na rede então acesso o endereço IP mais a porta do programa(serviço). Vamos supor que quero acessar um serviço pelo navegador de internet que usa a port 8080 e está num pc com IP 192.168.0.34; seria acessado assim:
http://192.168.0.34:8080
Em uma rede de computadores, uma porta é um número de identificação atribuído a um processo específico ou serviço em um dispositivo de rede, como um computador ou roteador. As portas são usadas para permitir que diferentes aplicativos e serviços se comuniquem uns com os outros dentro da rede.
Cada porta é identificada por um número inteiro de 16 bits, que varia de 0 a 65535. As portas de número inferior (0 a 1023) são consideradas “bem conhecidas” e são atribuídas a serviços comuns, como HTTP (80), FTP (21) e SMTP (25). As portas de número mais alto (acima de 49152) são conhecidas como “portas dinâmicas” e são geralmente usadas por aplicativos temporários.
Quando um computador envia um pacote de dados para outro computador na rede, o pacote contém informações sobre a porta de destino para que o dispositivo receptor possa direcionar o pacote para o serviço correto. As portas são uma parte importante do protocolo TCP/IP, que é o protocolo padrão usado para comunicação em redes de computadores.