Nunca mais havia postado sobre o FreeBSD. Hoje postarei sobre consoles e terminais; aquelas telinhas pretas que com texto branco onde digitamos comandos.
Faz tanto tempo que não publicava sobre FreeBSD que acabei criando esse post sem saber que já havia feito um outro bem parecido: Console do Sistema, Console Virtual, Terminal e Alguns Comandos Básicos – Parte 003 mas vamos lá, poderá servir como complemento.
Sem uma interface gráfica, o FreeBSD irá iniciar nessa tela:
FreeBSD/amd64 (pc3.example.org) (ttyv0) login:
Vamos ver alguns detalhes sobre a informação acima:
- amd64: aqui, amd64 indica que o sistema neste exemplo está executando uma versão de 64 bits do FreeBSD.
- pc3.example.org: é o nome do host, do pc na rede.
- ttyv0: indica que este é o “console do sistema”.
- login: digite o nome do seu usuário e tecle Enter e, em seguida, digite a senha. Se for uma instalação nova, digite o nome de usuário que foi configurado durante a instalação do sistema. A senha não será vista enquanto digitada por questão de segurança
Após logar com sucesso você será recebido com uma mensagem do dia ou message of the day(MOTD) e então você estará no prompt de comando. Dependendo do shell que foi selecionado quando o usuário foi criado, este prompt será um caractere #, $ ou %.
Um Monte de Mensagens do Sistema Aparecendo no Consoole
Quando você loga no sistema cairá em uma tela preta que se chama console. Isso ainda não é um terminal como veremos a seguir.
Acontece que o console, ainda que consigamos interagir executando comandos serve também como saída de mensagens do sistema. Essas mensagens até atrapalham o uso do console, pois podem ficar aparecendo a todo momento.
Saiba que essas mensagens aparecem no ttyv0. Podemos mudar para outros consoles e ficar livres das mensagens do sistema. para alternar para outros consoles tecle:
- Alt+F1 para ir para o ttyv0
- Alt+F2 para ir para o ttyv1
- Alt+F3 para ir para o ttyv2
- Alt+F4 para ir para o console ttyv3
- Alt+F5 para ir para o console ttyv4
- Alt+F6 para ir para o console ttyv5
- Alt+F7 para ir para o console ttyv6
- Alt+F8 para ir para o console ttyv7
Por exempplo, teclese Alt+F1 para alternar para o console do sistema (ttyv0), Alt+F2 para acessar o primeiro console virtual (ttyv1), Alt+F3 para acessar o segundo console virtual (ttyv2) e assim por diante.
Outra coisa, quando estiver usando uma interface gráfica(XORG) como um console gráfico, a combinação torna-se Ctrl+Alt+F1 para ir para um console virtual baseado em texto, a telinha preta 🙂
No FreeBSD, o número de consoles virtuais disponíveis é configurado nesta seção do /etc/ttys:
# name getty type status comments # ttyv0 "/usr/libexec/getty Pc" xterm on secure # Virtual terminals ttyv1 "/usr/libexec/getty Pc" xterm on secure ttyv2 "/usr/libexec/getty Pc" xterm on secure ttyv3 "/usr/libexec/getty Pc" xterm on secure ttyv4 "/usr/libexec/getty Pc" xterm on secure ttyv5 "/usr/libexec/getty Pc" xterm on secure ttyv6 "/usr/libexec/getty Pc" xterm on secure ttyv7 "/usr/libexec/getty Pc" xterm on secure ttyv8 "/usr/X11R6/bin/xdm -nodaemon" xterm off secure
Podemos comentar, ou seja, colocar um # no início de algumas linhas acima para desabilitar um console. Mas atenção, nunca desabilite o console ttyv0
Ao contrário do Linux, onde o console 7 é usado para carregar a interface gráfica, no FreeBSD é usado o 8.
Terminal
Um terminal é uma janela onde podemos executar comandos. Podemos maximizar, minimizar e arrastar um terminal. Possui barra de rolagem e podemos até copiar e colar. Esse é a diferença entre um terminal e um console do sistema e virtual.
Resumindo, usamos terminais com interface gráfica. São aquelas janelinhas parecidas com o cmd do Windows onde podemos mudar seu tamanho ou fechá-las clicando com o mouse.
Veja mais em FreeBSD: Console do Sistema, Console Virtual, Terminal e Alguns Comandos Básicos – Parte 003