Vamos entender, antes de tudo, sobre dois tipos de rede: Rede cliente/servidor e Rede Peer to Peer(ou P2P)
Rede cliente/servidor: Quando clicamos em um link em um site e um arquivo é baixado, esse arquivo, na maioria dos casos, está dentro de um computador em algum lugar do mundo e é baixado, feito download, para o seu pc. Esse computador de onde foi baixado o arquivo é um servidor, ou seja, um pc que serve a outros, nesse caso serviu um arquivo.
Rede Peer to Peer(ou P2P): Existem casos onde os arquivos baixados não estão dentro de um servidor, mas sim descentralizados, em diversos computadores, ou milhares de milhares, espalhados na sua cidade ou no mundo.
Cada computador é chamado de peer e a rede toda chamamos de swarm(ou enxame, formigueiro…). O programa que usamos para baixar o torrent é chamado de cliente torrent.
Assim como um arquivo .doc ou docx é do Microsoft Word ou um .exe é um programa, a extensão dos arquivos torrents é o .torrent
O que é um Torrent e Como Funciona?
Torrent é um tipo de arquivo que contém informações sobre como baixar e compartilhar um determinado conteúdo pela internet. Esse conteúdo pode ser qualquer coisa, desde filmes e músicas até softwares e jogos.
Ao contrário do download direto de um servidor, onde o arquivo inteiro é baixado de uma só vez, o torrent divide o arquivo em pequenas partes e distribui a tarefa de baixá-las para vários usuários ao mesmo tempo. Isso torna o download mais rápido e eficiente, pois vários usuários estão contribuindo para o processo.
Os arquivos torrent são compartilhados em uma rede P2P (peer-to-peer), onde os usuários que estão baixando também estão compartilhando as partes que já baixaram com outros usuários. Por isso, quanto mais pessoas estiverem compartilhando o arquivo, mais rápido será o download.
É importante lembrar que nem todo conteúdo distribuído por torrent é legal. Muitos arquivos torrent contêm conteúdo protegido por direitos autorais, o que pode ser ilegal dependendo da jurisdição em que você se encontra. É sempre importante verificar a legalidade do conteúdo que você está baixando antes de fazer o download.
Um torrent é um arquivo compartilhado por meio de uma rede de compartilhamento descentralizada, ponto a ponto (P2P). O compartilhamento de arquivos P2P permite que os usuários troquem arquivos sem carregá-los em um servidor.
A natureza compartilhada descentralizada do torrent torna o processo mais rápido do que carregar ou baixar um arquivo grande em um servidor central. O torrent não depende da velocidade de um servidor central(Rede cliente/servidor). Em vez disso, ele divide um arquivo grande em componentes bits menores, para transmissão de e para vários computadores. Quanto maior o número de pares disponíveis para transferência de arquivos, mais rápido fica.
Um protocolo de comunicação P2P como o BitTorrent divide os arquivos em pedaços e os move de uploaders (seeders ou semeadores) para downloaders(leechers ou sugadores) por meio de um cliente torrent(um programa separado que lê todas as informações no arquivo .torrent e conecta os usuários para trocar dados).
Ao clicarmos em baixar filme, ou outro arquivo qualquer, é baixado antes um pequeno arquivozinho. A esse arquivo também chamamos de torrent. Esse arquivozinho contém metadados que informa aos rastreadores(trackers) onde obter o arquivo que queremos baixar nessa rede P2P. Trackers ou rastreadores são programas que coordenam a transferência de torrents.
Semeadores ou Seeders
Quando você baixar um torrent, e mantém o programa cliente aberto, você ficará fazendo envios, upload, para outros usuários que estarão baixando(download) aquele torrent.
Você então, que envia, é um semeador, um seeder.
Comment on “O que Realmente é um Torrent ou “Baixar Torrent”?”