Tim Cook disse que haverá consequências grandes por conta da desenfreada desinformação e teorias da conspiração reforçadas por algorítimos.
Pessoas engajadas e compromissadas com fake news e teorias da conspiração são levadas a serem ainda mais compromissadas e engajadas por conta de algorítimos.
Tim Cook disse, nessa quinta(28/01/2021, em uma conferência sobre computadores, privacidade e proteção de dados que:
“Em um momento de desenfreada desinformação e teorias da conspiração extraídas por algorítimos, não podemos ficar cegos diante de uma teoria tecnológica que afirma que todo compromisso é um bom compromisso, que quanto mais melhor, e tudo isso com o objetivo de coletar tantos dados quanto for possível.”
Disse mais:
“Qual são as consequências de ver pessoas se unindo a grupos extremistas e então perpetuando algorítimos que recomendam ainda mais?”
Ele relatou fazendo referência aos atos violentos em Capitol em Washinton, EUA.
Continua:
“Já tem passado muito tempo para pararmos de fazer de conta que essa abordagem não vem com um preço a pagar: pagaremos um preço de polarização, de perda de confiança, sim, de violência”. Disse tentando nos alertar que pagamos um alto preço por conta de grupos extremistas que possuem o auxílio de algorítimos de computador jogando na tela cada vez mais somente o que esses grupos querem ver.
O CEO da Apple também nos ensina que o melhor medidor de uma tecnologia é como ela melhora nossas vidas.
Na mesma quinta-feira, a Apple lançou um relatório com resultado assustador de que, em média, cada aplicativo possui 6 trackers(rastreadores) de outras empresas que tem o propósito somente de coletar e rastrear pessoas e suas informações pessoais. A indústria arrecada 227 milhões de dólares por ano com isso.