Apesar de toda a estabilidade que a Microsoft conseguiu alcançar com o Windows 11, há um erro recorrente que parece afetar muitos dos primeiros usuários. Esse erro é o Kernel-Power 41.
Este é um erro crítico que também pode ser observado em versões mais antigas do Windows e agora chegou ao Windows 11.
Aqui está uma lista de possíveis culpados que podem ser responsáveis por esse problema:
- Os hotfixes mais recentes do Windows não estão instalados: Para garantir que você já esteja aproveitando esse hotfix, você precisará instalar todas as atualizações pendentes do Windows 11 que estão aguardando para serem instaladas.
- interferência de terceiros: Existem muitos culpados potenciais de terceiros que podem contribuir para uma falha crítica desse tipo. De suítes AV superprotetoras a ferramentas de otimização de sistema que acabam se intrometendo nos processos do kernel, você deve investigar o culpado inicializando o PC.
- Inconsistência comum relacionada à energia: Se o problema estiver relacionado à incapacidade da fonte de energia de fornecer energia aos componentes essenciais do seu PC, execute o Solucionador de problemas de energia e aplique a correção recomendada junto com a remoção de todos os periféricos não essenciais. Outra solução viável é comprar uma outra fonte de alimentação mais potente.
- Frequência ou tensão de componente instável: você pode ter tentado realizar algum overclock. Se você é um novato em overclock, a abordagem mais sensata seria reverter todos os componentes com overclock e ver se o erro crítico para de ocorrer.
- Sistema de Arquivo corrompido: Em circunstâncias mais graves, você pode esperar que esse problema ocorra devido a algum tipo de corrupção de arquivo do sistema que acaba afetando a estabilidade do seu PC. Nesse caso, você deve começar executando varreduras SFC e DISM em rápida sucessão antes de fazer uma instalação de reparo, caso as coisas ainda não melhorem.
Veja alguns outros artigos relacionados: