Efeito Piezoelétrico é a capacidade de certos materiais de gerar uma carga elétrica em resposta ao estresse mecânico aplicado. A palavra piezoelétrico é derivada do grego piezein, que significa apertar ou pressionar, e piezo, que é grego para “empurrar”.
Uma das características únicas do efeito piezoelétrico é que ele é reversível, o que significa que os materiais que exibem o efeito piezoelétrico direto (a geração de eletricidade quando o estresse é aplicado) também exibem o efeito piezoelétrico inverso (a geração de tensão quando um campo elétrico é aplicado).
O efeito piezoelétrico é muito útil em muitas aplicações que envolvem a produção e detecção de som, geração de altas tensões, geração eletrônica de frequência, microbalanças e focalização ultrafina de conjuntos ópticos. É também a base de uma série de técnicas instrumentais científicas com resolução atômica, como microscópios de sonda de varredura (STM, AFM, etc).
O efeito piezoelétrico também tem seu uso em aplicações mais mundanas, como em isqueiros onde ao pressionar ou girar um botão faz com que um atrito atinja um cristal piezoelétrico e, assim, produza uma tensão suficientemente alta para que a corrente elétrica flua através de um pequeno centelhador, aquecendo e acendendo o gás.
Comments on “Termos e Dicas: O que é Efeito Piezoelétrico?”