Microsoft tem suas próprias distribuições Linux. Podemos baixá-las e usá-las.
Os nomes das duas distros são CBL-Mariner e CBL-Delridge.
CBL vem de Base Linux Comum(Common Base Linux).
A principal diferença entre os dois: Delridge é derivado e personalizado Detendo como base o Debian, enquanto o Mariner é uma distribuição personalizada no estilo Linux From Scratch.
A pura verdade é que a Microsoft já usa muito mais derivados do Linux do que imaginamos. Olhe bem serviços como WSL2(ou subsystem for linux version 2) no Windows 10 e Windows Tuned Linux Kernel para melhorar performance no guests(convidados) do Hyper-V. Ainda há IPE(ou Integrity Policy Enforcemente) que é um módulo de Segurança Linux(LSM). Podemos citar mais projetos Linux usados pela Microsoft Internamente, como o Azure Sphere e SONic. SONic é um sistema Operacional para swiches e o Azure Sphere é um serviço de segurança para IoT(Internet das Coisas) e também um Microcontrolador baseado em linux.
CBL-Mariner
Essa foi a primeira distro Linux anunciada pela Microsot.
CBL-Mariner é um Linux muito leve e dedicada ao uso para serviços na nuvem e ainda é usado em vários produtos da Microsoft, desde o Windows Subsystem for Linux GUI até AKS HCI, Azure Percept e muito mais. Com seu tamanho limitado também vem poucas brechas de para ser atacada.
Usa RPM, DNF como gerenciador de pacotes.Chamamos de pacotes aqui o que os usuários Windows estão acostumados como executáveis: .exe.
Mesmo usando ferramentas RPM e DNF conhecidas no Fedora, Red Hat, CentOS o CBL-Mariner ela é construída em cima do Ubuntu e conta com o respaldo e apoio de gigantes como a VMware com seu PhotonOS Project, Projeto Fedora, Linux From Scrath(LFS) e até mesmo a Free Software Foundation(FSF), sim, até mesmo a FSF!
Podemos rodar essa distro usando Ubuntu, a linguagem GO e Docker.
Vem com iptables para gerenciar o firewall.
A distro CBL-Mariner destina-se à infraestrutura de nuvem da Microsoft e produtos e serviços de borda. Seu principal trabalho é fornecer uma plataforma Linux consistente para esses dispositivos e serviços.
Juan Manuel Rey, gerente de programa sênior da Microsoft para Azure VMware, publicou recentemente um guia sobre como criar uma imagem ISO CBL-Mariner.
Veja mais informações no github.
CBL-Delridge
Delridge é um distrito em West Seattle, Washington. A versão atual da distro é a 10 e tem o nome de Quinault, que é um vale no Parque Nacional Olímpico no estado de Washington.
A distro mais recente, acabou de sair do forno também é conhecido como CBL-D apenas e é usado no Azure Cloud Shell.
Na verdade, a Microsoft publicou o CBL-Delridge em 2020, mesmo ano em que também publicou o CBL-Mariner mas o site ZDNet publicou um artigo falando sobre essa distro recentemente.
Fontes: github_cbl_mariner,