Atenção: Há spoilers!
Estou em 25% de leitura do livro e começo aqui a falar sobre:
O primeiro livro, como dito anteriormente, não me agradou muito. Mesmo assim continuei a leitura da série dos Malazanos por conta dos comentários dos usuários que dizia ser essa série uma obra prima de estilo único.
Desde o segundo livro minha opinião começou a se desenvolver sobre este trabalho do autor Steven Erikson: é uma obra com estilo único e realmente muito fascinante!
Aqui porém vai um adendo: esse livro é fascinante para quem se adapta ao estilo de escrita, o qual é dito, por usuários, como sendo “mostre mas não explique”. O autor, Steven Erikson, não se preocupa em explicar os acontecimentos ou em introduzir conversas ou personagens. Em muitos encontros de personagens que começam a conversarem entre si não sabemos, até certo ponto da conversa, quem é a outra pessoa que está conversando, sabemos quem é apenas uma delas. Logicamente que no decorrer da conversa é revelado. Isso se dá também com acontecimentos. Algo acontece e vamos saber o motivo somente nos próximos livros.
Todos os 10 livros são tralhados no sentido de levar à uma convergência, um encontros em todos os personagens da série, com acontecimentos que diz repeito à todos.
Essa convergência, encontro, tem se mostrado muito satisfatória para mim, assim para todos os fãs!
No mundo gigante, com raças diversas, começam a se ter elos, ligações entre elas.
Nesse 7º livro vimos Personagens, vemos campeões como karsa Orlong, Icarium convergirem em um mesmo local para lutar contra o Imperador das mil mortes, o fantástico imperador Rhulad Sengar. Imperador de Lether. Esse imperador imortal, que ressuscita a cada morte e que possui um espada que não se descola da mão.
O que falar de Karsa Orlong? o Toblakai com 4 pulmões e uma força incrível? Aliás, dentro dele há um labirinto(warren), um local repleto de almas, de acorrentados. E sua espada? sua espada possui o espírito de seus dois amigos que faleceram em combate!
O que falar de Icarium? Um mistério em torno de sua vida passada que, sendo um ser extremamente poderoso, tido como sendo uma arma catastrófica, que destruiu toda uma região e não se lembra de nada? Mas mesmo assim é levado em um navio nesse livro 7 para lutar contra o Imperador das mil mortes?
karsa Orlong também está no navio para desafiar o imperador.
Mesmo a trama ocorrendo bem distante do império Malazano, de repente surge um personagem dos primeiros livros, Toc. Quando RedMask(Máscara Vermelha) pergunta sobre táticas de combate, como ele iria preparar as tribos contra o império Lether; Toc a simplesmente fala:
— ….. Eu poderia, no entanto, falar sobre o exército ao qual eu pertencia originalmente, antes das Espadas Cinzentas.
Ele olhou com seu único olho brilhante, e Redmask viu diversão ali, uma espécie de hilaridade louca que o deixou inquieto.
— Eu poderia falar sobre os malazanos.
— Nunca ouvi falar dessa tribo.
Anaster Toc riu novamente.
— Não é uma tribo. Um império. Um império três, quatro vezes maior que Lether.
Livro 7 dos Malazanos – tradução pessoal
Para quem seguiu até aqui, livro 7, certamente achou essa alusão ao império Malazano fantástica!
A Confusão com a Quantidade de Nomes de Deuses e Personagens da Série Malazanos
Bom, conforme falado acima, a série é repleta de raças e, consequentemente, de personagens. Na verdade, não penso se somente eu, tenho dificuldade no início de cada capítulo de reconhecer certos personagens. Quem são esses? Ou qual a última atividade deles anteriormente?
Isso tudo por conta da complexidade e tamanho dos capítulos. Sem brincar, teve capítulo contendo 150 páginas em meu celular. Olha que, apesar de ser um celular de 6.3 polegadas, eu condenso as linhas, diminuindo o espaçamento e até redimensionando a fonte para menor.
Sem contar com o dito acima ainda tem o fato do autor ir ventilando aos poucos informações sobre muitas coisas, especialmente os deuses. E muitas coisas, mesmo aparecendo, a gente acaba esquecendo e somente uma releitura de toda a série seria a solução para descobrirmos novas coisas e preencher o gap do esquecimento.
Só nesse livro 7 tem um trecho hilariante e que traz informações. Abaixo eles comentam sobre as expressões usadas comumente no livro mas que nós, leitores, epenas ouvimos:
‘Tetas de Togg, Máscara Vermelha, é um longo discurso vindo de você.’
— Eu desprezo as palavras, Anaster Toc. O que você quer dizer quando diz “tetas de Togg”? “Togg é um deus.”
— Não é uma deusa? ‘Não.’
— Então suas tetas são… ‘Sem utilidade. Precisamente. ‘E os outros? “Bafo do Hood”? ‘Hood é o Senhor da Morte.’ ‘Portanto . . . sem fôlego. ‘Correto.’ ‘Misericórdia de Beru?’
— Ela não tem piedade. ‘Mowri se defender?’ ‘A Senhora dos Pobres não se defende de nada.’ Máscara Vermelha olhou para o estrangeiro.
— Seu povo tem uma estranha relação com seus deuses.
Livro 7 dos Malazanos – tradução pessoal
Frases de Efeito do Livro 7 dos Malazanos
Abaixo seguem algumas frases de efeito que retirei nesses 25% de leitura. Frases que achei interessantes:
O Errante fez uma pausa. ‘Bem’, disse ele com um suspiro suave, ‘para encerrar uma jornada, é preciso primeiro iniciá-la. É melhor eu agir enquanto resta a vontade.
Livro 7 dos Malazanos – tradução pessoal
A sucessão de grandes sermões que ela concebera em sua mente provou ser conceitos vazios, seu gosto amargo demais para suportar. Ele a havia derrotado, porque as suas eram armas sem razão – e por isso respondi com minha própria loucura. Achei que funcionaria. Em vez disso, acabei entregando tudo o que tinha de valor.
Livro 7 dos Malazanos – tradução pessoal
Comment on “Minha Avaliação dos Primeiros 25% de Leitura do Livro Malazanos dos Caídos: Reaper’s Gale – Livro 7”