Na verdade estou lendo o livro 7 de um total de 10. Isso porque não estou contando com os livros do autor Esslemont que se passa no mesmo ambiente.
Foi o livro que mais achei difícil a leitura em inglês, isso porque além de palavras que não entendia há também a própria história que se passa no estilo “mostre, mas não explique”, sim, o autor não explica o que está ocorrendo, quando, por exemplo aparecem personagens conversando não é explicado quem são esses personagens logo de cara, somente no decorrer da conversa descobrimos. Há também os casos onde estamos lendo um ambiente devastado mas não sabemos o porquê está devastado ou inundado e só descobriremos a causa em próximos livros, por exemplo.
Quanto às palavras que não entendo refiro-me mais a termos que o autor usa para identificar rochas ou outros objectos. Lembrando que o autor, Steven Erikson é antropólogo e arqueólogo.
Os livros da série os Malazanos também são grandes, mais de mil páginas. Alguns chegam a ter por volta de 1.500 páginas. Lendo tudo isso em inglês me traz alegria em saber que evoluir desde que comecei minha jornada na leitura.
Mas vale muito a pena ler. Particularmente, são livros que marcaram minha vida. Personagens como Karsa Orlong, O Deus Aleijado(the Crippled God), Bottle, Quick Ben… são de encher os olhos.
A leitura do primeiro livro, Jardins da Lua, custou um pouco para engrenar. Não gostei muito do primeiro livro e só continuei lendo os demais por conta dos comentários dos fãs. Falavam que a série era um divisor de águas e blá blá blá. Mas não demorou para pegar o ritmo e seguir em frente.
Quando terminava de ler um dos livros dos malazanos achava bem mais fácil quando iniciava a leitura de livro de outro autor.
Pronúncia dos Nomes dos Personagens
O nome dos personagens são difíceis para ler até para quem é nativo da língua inglesa. Vejo em vídeos de reviews no youtube muitos leitores nativos na dúvida, por exemplo, de como se pronuncia o nome da personagem Felisin ou da região chamada Raraku.
Encontramos aqui seres ou raças chamados de T’lan Imass ou Eres’al.
Leia Sem Medo
Mas leia sem medo. Irá sem uma experiência ótima em sua vida se o estilo for o que você gosta. Steven Eriskson tem sua própria maneira de escrever: “mostre, mas não explique” e no início pode parecer ruim mas não é!