Está estudando sobre ISOs para tratamento de riscos e se depara com as ISOs 27005 e a 31000 que tratam desse assunto? Qual a diferença entre elas, por que existem duas para o gerenciamento de riscos? Antes de responder essas questões vamos ver o significado de alguns termos, isso ajudará se você for novato na área.
ISO é uma Organização Internacional de Normalização. Em inglês fica International Organization for Standardization ou apenas ISO. Essa organização internacional tem muitos documentos (normas) de boas práticas em diversas áreas. Essas normas são desenvolvidas por especialistas de todo o mundo e são utilizadas para estabelecer diretrizes e requisitos que ajudam as organizações a atingir a excelência em diferentes áreas.
Dica: veja mais posts sobre Normas Internacionais clicando aqui.
Duas dessas Normas são as ISOs 27005 e a 31000:
ISO 27005
A norma ISO 27005 faz parte da família de normas ISO/IEC 27000 e está relacionada à gestão de riscos de segurança da informação. Sim, essa é a grande diferença entre essa ISO e 31000. Essa é focada em gestão de riscos para segurança da informação.
Ela fornece diretrizes e princípios para a implementação de um processo de gestão de riscos de segurança da informação eficaz, levando em consideração a complexidade das ameaças atuais. Mais precisamente, a ISO 27005 ajuda as organizações a identificar, analisar e tratar os riscos relacionados à segurança da informação, permitindo que elas tomem decisões embasadas para proteger seus ativos de informação. Ativo é um termo genérico que significa qualquer coisa que tenha um valor para sua empresa ou instituição. Qualquer coisa mesmo, desde uma mesa caríssima atá um conhecimento passado verbalmente, sem escrita. Ou até mesmo os servidores e programas da sua empresa.
A ISO é uma ferramenta essencial para garantir a integridade, confidencialidade e disponibilidade das informações em um ambiente cada vez mais digitalizado.
Por meio da aplicação dos princípios da ISO 27005, as organizações podem desenvolver uma abordagem estruturada e eficaz para gerenciar os riscos de segurança da informação, o que é fundamental em um cenário onde a proteção dos dados é uma prioridade.
ISO 31000
A norma ISO 31000 é um padrão internacional que aborda a gestão de riscos em geral. Sim, aqui é a diferença entre ela e a 27005, essa não é focada em segurança da informação, é genérica. independentemente do tipo de organização ou setor em que atua.
A ISO 31000 pode ser aplicada em diversos contextos, desde pequenas empresas até grandes corporações, e contribui para a melhoria contínua e a resiliência organizacional.
Ao adotar os princípios e diretrizes da ISO 31000, as organizações podem aumentar sua capacidade de antecipar e responder aos riscos gerais, protegendo seus ativos, reputação e sustentabilidade a longo prazo.