Ao usar DELETE FROM em SQL, é importante validar se a exclusão teve sucesso para garantir que as operações de modificação de dados sejam executadas corretamente.
Vejamos o exemplo abaixo.
<?php // Estabelecer a conexão com o banco de dados $con = mysqli_connect("localhost", "usuario", "1234", "nome_do_banco"); // Definir a query de exclusão $sql = "DELETE FROM tabela WHERE id='3'"; // Executar a query de exclusão $resultado = mysqli_query($con, $sql); // Verificar se a exclusão foi bem-sucedida if ($resultado) { // Exclusão bem-sucedida $linhas_afetadas = mysqli_affected_rows($con); if ($linhas_afetadas > 0) { echo "Exclusão bem-sucedida. $linhas_afetadas registros foram excluídos."; } else { echo "Nenhum registro foi excluído."; } } else { // Exclusão mal-sucedida echo "Erro ao excluir: " . mysqli_error($con); } // Fechar a conexão com o banco de dados mysqli_close($con); ?>
Explicação passo a passo
Vamos ver parte a parte como funcionam as linhas acima.
#1 Esta linha cria uma conexão com o banco de dados MySQL. Os parâmetros são o nome do host (“localhost” no exemplo), o nome de usuário do banco de dados (“usuario”), a senha do banco de dados (“1234”), e o nome do banco de dados (“nome_do_banco”).
$con = mysqli_connect("localhost", "usuario", "1234", "nome_do_banco");
#2 Esta linha define a query SQL para excluir um registro da tabela chamada “tabela” onde o campo “id” é igual a 3.
$sql = "DELETE FROM tabela WHERE id='3'";
#3 Esta linha executa a query no banco de dados usando a conexão estabelecida. O resultado é armazenado na variável $resultado
.
$resultado = mysqli_query($con, $sql);
#4 Essa parte do código verifica se a query de exclusão foi bem-sucedida. Se sim, verifica quantas linhas foram afetadas pela operação de exclusão e exibe uma mensagem correspondente. Se a exclusão falhar, exibe uma mensagem de erro.
if ($resultado) {
// Exclusão bem-sucedida
$linhas_afetadas = mysqli_affected_rows($con);
if ($linhas_afetadas > 0) {
echo "Exclusão bem-sucedida. $linhas_afetadas registros foram excluídos.";
} else {
echo "Nenhum registro foi excluído.";
}
} else {
// Exclusão mal-sucedida
echo "Erro ao excluir: " . mysqli_error($con);
}
#5 Finalmente, esta linha fecha a conexão com o banco de dados, o que é uma boa prática após a conclusão das operações.
mysqli_close($con);
Clique em PHP e SQL para ver mais posts relacionados.