Após instalado ou compilado no Linux, precisamos provisionar o samba. O que isso quer dizer e por que preciso fazer?
Já temos diversos posts sobre o samba nesse blog, você pode conferir clicando aqui.
O objetivo de provisionar o Samba em sistemas Linux é criar uma área de proteção virtual onde serão cadastrados computadores, usuários. Tudo que estiver dentro dessa área estará protegido.
O computador que usamos para provisionar o samba acaba se tornando o Controlador de Domínio. A imagem acima demonstra muito bem uma área protegida.
Então, o samba se torna um Controlador de Domínio ou Domain Controller (DC) após provisionado e esse é o principal objetivo.
Você deve estar se perguntado, “bom, mas o que diacho é esse tal de DC ou Controlador de Domínio?“
Já temos um post falando sobre isso: O que é um Servidor Controlador de Domínio? mas esse outro link pode ser bem mais útil: Qual Diferença Entre DC e AD em Informática? – muita gente tem essa dúvida e não entende bem como diferenciar um AD de um DC.
Obs.: No Windows Server a mesma explicação se aplica!
O que é um Controlador de Domínio ou DC?
Um Domínio é uma área invisível e de segurança onde colocamos/cadastramos dentro dispositivos como computadores, notebooks…
O domínio serve para prover proteção e segurança. Um dispositivo de fora do domínio não consegue acesso aos recursos do domínio: arquivos, impressoras, login….
Categoria Outros
E um Controlador de Domínio? Controlador de Domínio, ou Domain Control(DC), é um servidor que gerencia o domínio. É dentro do DC que cadastramos os dispositivos que farão parte do domínio – área protegida.
O que acontece dentro do Controlador de Domínio quando o Samba é provisionado?
O processo de provisionamento do Samba Active Directory cria os bancos de dados AD e adiciona registros iniciais, como a conta do administrador de domínio e as entradas DNS necessárias.
Como Provisionar o Samba no Linux?
Quando compilamos o samba, podemos abrir o terminal e começar o provisionamento.
O comando usado no terminal para provisionar é samba-tool domain provision
samba-tool domain provision
Se o diretório onde o samba-tool está não for reconhecido então teremos que digitar ele todo. Geralmente, o caminho é /usr/local/samba/bin
/usr/local/samba/bin/samba-tool domain provision
E agora, sabe o que quer dizer provisionar o samba? Espero que tenha ajudado a entender. Até a próxima!
Veja também: Instalando(Compilando) SAMBA 4.17 no Oracle Linux 8 e Testando e Validando o Samba que Compilamos
Fonte: samba