Apresento nesse post programas de investigação forense que auxiliam na busca de vestígios de crimes digitais.
Existem várias ferramentas especializadas e programas de software que são usados por profissionais forenses para analisar e interpretar evidências.
Uma dessas ferramentas é a Autopsy que já falamos nesse post: Autopsy: Ferramenta Forense para Tratamento de Discos – muitas outras ferramentas existem e com o tempo vamos descobrindo, ainda mais quando estamos estudando sobre computação forense.
Abaixo irei listar alguns programas que tem essa função, a de auxiliar peritos em suas análises para descobrir como se deram ou ocorreram crimes digitais.
Redline
Se entrar no site fireeye.market iremos ver que esse software é gratuito e destinado a fornecer recursos de investigação de host para que os usuários encontrem sinais de atividades maliciosas por meio da análise de memória e de arquivos e do desenvolvimento de um perfil de avaliação de ameaças.
O site ainda continua a descrever seu programa,
Use o Redline para coletar, analisar e filtrar dados de endpoint e realizar análises de IOC e revisão de resultados. Além disso, os usuários do Endpoint Security (HX) da FireEye podem abrir coleções de triagem diretamente no Redline para análise aprofundada, permitindo ao usuário estabelecer o cronograma e o escopo de um incidente. Este aplicativo funciona apenas no Windows.
- Nesse link conseguimos baixar o software Redline. Está disponível apenas para Windows.
- Nesse outro aqui conseguimos baixar o guia/manual para usuário
O propósito do Redline é a aquisição e análise forense de dados de hosts suspeitos de estarem comprometidos.
FTK Imager Lite
AccessData FTK Imager é uma ferramenta forense que auxilia na visualização de dados recuperáveis de qualquer tipo de disco. Também pode criar cópias perfeitas, chamadas imagens forenses, desses dados. Além disso, é totalmente gratuito.
“FTK” significa Forensic Toolkit, e o FTK Imager é uma versão gratuita da ferramenta Forensic Toolkit, desenvolvida pela AccessData.
Não éuma ferramenta para uso de especialistas forenses ou profissionais que trabalham na área de recuperação de dados; mas, apensar disso, qualquer usuário pode fazer uso dela pois sua interface é simples, intuitiva e fácil de operar.
Esta ferramenta poderosa pode criar imagens forenses de discos rígidos locais, disquetes, discos Zip, CDs e DVDs, pastas inteiras ou até mesmo de arquivos individuais de vários locais no dispositivo de armazenamento de mídia. O fato de poder exportar arquivos e pastas da imagem criada significa que este aplicativo também pode recuperar dados por conta própria (em algumas circunstâncias). Portanto, ele pode fazer mais do que apenas permitir a visualização desses dados para preparar procedimentos de recuperação intrincados que geralmente envolvem outras ferramentas sofisticadas. De qualquer forma, seu objetivo principal continua sendo a criação de imagens de disco.
Clique aqui para ter acesso ao site e mais informações sobre o produto.
Memoryze (Windows)
Memoryze é um software forense de memória livre que ajuda os respondentes a incidentes a encontrar o mal na memória ativa. Memoryze pode adquirir e/ou analisar imagens de memória e em sistemas ativos pode incluir o arquivo de paginação em sua análise. Ele pode executar todas essas funções na memória do sistema ao vivo ou em arquivos de imagem de memória – sejam eles adquiridos pelo Memoryze ou por outras ferramentas de aquisição de memória.
Infelizmente, o Memoryze está disponível apenas para Windows.
Link para download: memoryze
Link de documentação para o usuário do Memoryze
Outros softwares para investigação forense
- Software de Análise de Dados Digitais: Ferramentas como EnCase, FTK (Forensic Toolkit) e Autopsy são usadas para examinar dispositivos eletrônicos, como computadores e dispositivos de armazenamento, em busca de evidências digitais.
- Software de Reconstrução de Acidentes: Em casos de acidentes de trânsito ou cenas de crime complexas, programas como FARO Zone 3D e Autodesk Reconstrução de Acidentes podem ser utilizados para recriar digitalmente o local do incidente.
- Ferramentas de Análise de Vídeo: Para investigações que envolvem análise de vídeos, software como Amped FIVE ou Adobe Premiere pode ser usado para aprimorar imagens e extrair informações cruciais.
- Ferramentas de Análise de Comunicações: Em casos que envolvem comunicações eletrônicas, programas como Cellebrite e Oxygen Forensic Detective são usados para extrair dados de dispositivos móveis.
Veja também: