A entidade PIRG(The Public Interest Network) cria publicação contra o fim do suporte do Windows 10 que está agendado para ocorrer em 2025.
Veja: O que É TPM 2.0?
Segundo site, isso geraria milhares e milhares de descartes que afetaria o meio ambiente.
Veja também: Posso Comprar um Chip TPM 2.0 e Instalar em Meu PC?
Caro CEO da Microsoft, Satya Nadella,
Não descarte milhões de computadores. A decisão da Microsoft de encerrar o suporte ao Windows 10 pode causar o maior salto de computadores descartados de todos os tempos e tornar impossível para a Microsoft atingir suas metas de sustentabilidade. A nova versão dos rigorosos requisitos de hardware do seu sistema operacional pode fazer com que 40% dos PCs em uso sejam deixados para trás.
A decisão da Microsoft de parar de oferecer suporte a milhões de computadores funcionais em nossos hospitais, empresas e residências é uma injustiça para os clientes que esperam que seus dispositivos caros durem.
Todo software chega a um ponto em que não é mais suportado, mas quando as consequências para o nosso ambiente são tão grandes, não devemos aceitá-lo.
PIRG
O post que publicando e chamamos de Requisitos Mínimos para Instalar Windows 11 fala sobre o Trusted Platform Module 2.0( ou TPM 2.0) como sendo requisito obrigatório para instalação do Windows 11.
O Windows 11 requer TPM 2.0 por padrão para aumentar a segurança do sistema da Microsoft para seus clientes, mas acontece que, como a citação acima fala, esses rigorosos requisitos de hardware do seu sistema operacional pode resultar em 40% dos PCs em uso sendo deixados para trás.
Pense em quase metade dos computadores do mundo sendo jogados no lixo ou ainda usando Windows 10 ou 7 sem suporte ou patches de segurança. Por conta desse lixo eletrônico em massa que pode vir a acontecer com o fim do suporte do Windows 10 em 2025, fez com que a entidade PIRG fisesse essa publicação.
Segundo o site pcmag,
Se você comprou seu PC depois de 2016, é quase certo que ele vem com TPM 2.0. Se o seu computador tiver mais de alguns anos, provavelmente ele possui a versão mais antiga do TPM 1.2 (que a Microsoft afirma não ser recomendada para o Windows 11) ou não possui nenhum TPM.
Relacionado: Windows 11 Requer Módulo TPM 2.0 e Processadores Novos e Windows 11: Arquivo de Instalação Tamanho Mini(Menor que 2GB)