
O número de pessoas que acessam a internet por dispositivos móveis está crescendo cada vez mais. Segundo dados do IBGE, em 2022, 96,5% dos domicílios brasileiros tinham acesso à internet, sendo que 76,2% deles o faziam somente por meio de celulares.
Se você é desenvolvedor de sites é fundamental que seu site como um todo seja bem exibido em dispositivos móveis. Isso porque um site responsivo, ou seja, que se adapta ao tamanho da tela do dispositivo, oferece uma melhor experiência ao usuário, aumentando as chances de conversão.
Ferramenta do Google para Testar se as páginas do seu site são compatíveis com dispositivos móveis
O Google se importa tanto se as páginas dos sites são responsivas, se não bem exibidas pelos navegadores, que criou criou uma ferramenta para para você mesmo testar se as páginas do seu site são compatíveis com dispositivos móveis.
A ferramenta pode ser acessada clicando aqui ou no botão abaixo:
Sobre a ferramenta de Teste de compatibilidade com dispositivos móveis
O teste de compatibilidade com dispositivos móveis é muito fácil de usar: basta inserir o URL completo da página da Web que você quer analisar. Em geral, ele leva menos de 1 minuto.
Os resultados do teste incluem uma captura de tela mostrando como o Google vê a página em um dispositivo móvel, além de uma lista de todos os problemas de usabilidade em dispositivos móveis encontrados. Esses problemas podem afetar a página quando ela é acessada em um dispositivo móvel, incluindo tamanhos pequenos de fonte (difíceis de ler em uma tela menor) e o uso de Flash (incompatível com a maioria dos dispositivos móveis).
Para usar essa ferramenta, não é necessário ter uma conta do Search Console nem fazer login se você tiver uma.
Passo a Passo para Realizar o Teste de compatibilidade com dispositivos móveis
O próprio site da Google possui um passo a passo,
Para realizar o teste, siga estas etapas:
- Se você está tentando corrigir problemas de usabilidade em dispositivos móveis de uma página apontada pela Pesquisa Google (ou seja, a página indexada), confirme se está testando o URL canônico. A correção de um URL não canônico vai ajudar os usuários que acessam a página por links diretos, mas não vai corrigir a versão apontada pelo Google.
- Digite o URL a ser testado na caixa de texto e clique em Testar URL.
- O Google vai buscar o URL solicitado como se ele fosse um dispositivo móvel. A ferramenta segue todos os redirecionamentos implementados pela página sem mudar o URL digitado. Se o site enviar dispositivos móveis para um URL diferente ou se a página for uma AMP vinculada, o teste vai buscar esse URL em vez do solicitado, mas não vai indicar que está testando outro URL ou mostrar o URL real buscado para o teste.
- O resultado do teste mostra o status da compatibilidade com dispositivos móveis da página. Entenda o que o status significa: as descrições estão listadas abaixo.
- Se você tiver problemas de disponibilidade, ou seja, o URL estiver bloqueado ou o Google não conseguir encontrar ou acessar o URL, primeiro corrija isso.
- Se a página tiver recursos que não podem ser carregados, como imagens ou folhas de estilo, você vai ver um aviso. Faça a correção e teste novamente, já que eles talvez sejam a causa de outros problemas na página.
- Se a página for considerada incompatível com dispositivos móveis, primeiro corrija todos os problemas, exceto Texto muito pequeno para leitura, e faça o teste novamente.
- Depois que todos os outros problemas forem resolvidos, corrija Texto muito pequeno para leitura (se houver) e faça o teste novamente para confirmar. Veja a lista de possíveis problemas abaixo.
- Ao corrigir os problemas, talvez seja útil conferir uma captura de tela mostrando como a página é vista pelo Google. Para isso, clique em Ver a página testada. A captura de tela vai mostrar o tamanho e a resolução usados pelo Google para testar a usabilidade em dispositivos móveis. Caso você precise ver mais de uma tela, use o Chrome para simular um ambiente de teste para dispositivos móveis ou abra a página em um dispositivo móvel com um tamanho semelhante ao da captura de tela.